A INTERFERÊNCIA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NA BNCC DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4405

Palavras-chave:

BNCC, Pedagogia dos Multiletramentos, Gêneros discursivos, Multimodalidade

Resumo

Neste trabalho, nos propomos a analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com foco na proposta dos multiletramentos. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento. Por se tratar de um estudo ainda em processo de conclusão, apresentaremos no presente artigo os resultados referentes à nossa primeira categoria analítica, que está alicerçada na seguinte questão investigativa: como está caracterizada a proposta de multiletramentos apresentada na BNCC de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental? Assim, apresentamos uma análise comparativa entre a BNCC e a abordagem da Pedagogia dos Multiletramentos, tomando como foco analítico os textos referentes à seção introdutória (p. 67-86), bem como os campos de atuação (campo artístico-literário, campo das práticas de estudo e pesquisa, campo jornalístico-midiático e campo de atuação na vida pública) — descritos nas seções referentes às práticas de linguagem, destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Ademais, interpretamos em que medida as bases teórico-conceituais advindas da Pedagogia dos Multiletramentos estão postas na BNCC de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental.  O aporte teórico se ancora em KALANTZIS, COPE; PINHEIRO (2020); RIBEIRO (2020); CAZDEN ET AL (2021); GRUPO NOVA LONDRES, (2021); entre outros.  Quanto à metodologia, recorremos à abordagem qualitativa de base interpretativista, utilizando os procedimentos da pesquisa documental. Os resultados parciais apontam que a BNCC de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental está revestida de conceitos advindos da Pedagogia dos Multiletramentos, embora esses conceitos não estejam associados diretamente à teoria do GNL (Grupo Nova Londres).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogéria Dantas de Melo Justino, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Roziane Marinho Ribeiro, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, atuando na Graduação e Pós-graduação (Mestrado) na Unidade Acadêmica de Educação, com ênfase na Linha de Pesquisa: Práticas educativas e diversidade. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa - Portugal (2013).

Referências

Brasil. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 fev. 2021.

CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa. Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021. Disponível em: https://www.led.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/275/2021/10/Uma-pedagogia-dos-multiletramentos.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

CELLARD, André. A análise documental. IN: POUPART, Jean. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 3.ed. Trad. Ana Cristina Arantes Nasser. Petrópolis: Vozes, p. 295-316, 2012.

GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuros Sociais. Tradução de Deise Nancy de Morais, Gabriela Claudino Grande, Rafaela Salemme Bolsarin Biazotti, Roziane Keila Grando. Revista Linguagem em Foco, v.13, n.2, p. 101-145, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagemem-foco/article/view/5578. Acesso em: 10 nov. 2021.

KALANTZIS, Mary; BILL, Cope; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Tradução: Petrilson Pinheiro. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London; New York: Routledge, 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D. de; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351. Acesso em: 10 jun. 2022.

SANTOS, Záira Bomfante; PIMENTA, Sônia Maria Oliveira. Da semiótica social à multimodalidade: a orquestração de significados. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 12, n. 2, p. 295-324, 2014. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/casa/article/view/7243.

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, [S. l.], v. 31, n. 61, p. 21–44, 2017. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099. Acesso em: 20 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Como Citar

Dantas de Melo Justino, R., & Marinho Ribeiro, R. . (2024). A INTERFERÊNCIA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NA BNCC DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(56), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4405

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.