A INTERFERÊNCIA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NA BNCC DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4405

Palavras-chave:

BNCC, Pedagogia dos Multiletramentos, Gêneros discursivos, Multimodalidade

Resumo

Neste trabalho, nos propomos a analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com foco na proposta dos multiletramentos. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento. Por se tratar de um estudo ainda em processo de conclusão, apresentaremos no presente artigo os resultados referentes à nossa primeira categoria analítica, que está alicerçada na seguinte questão investigativa: como está caracterizada a proposta de multiletramentos apresentada na BNCC de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental? Assim, apresentamos uma análise comparativa entre a BNCC e a abordagem da Pedagogia dos Multiletramentos, tomando como foco analítico os textos referentes à seção introdutória (p. 67-86), bem como os campos de atuação (campo artístico-literário, campo das práticas de estudo e pesquisa, campo jornalístico-midiático e campo de atuação na vida pública) — descritos nas seções referentes às práticas de linguagem, destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Ademais, interpretamos em que medida as bases teórico-conceituais advindas da Pedagogia dos Multiletramentos estão postas na BNCC de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental.  O aporte teórico se ancora em KALANTZIS, COPE; PINHEIRO (2020); RIBEIRO (2020); CAZDEN ET AL (2021); GRUPO NOVA LONDRES, (2021); entre outros.  Quanto à metodologia, recorremos à abordagem qualitativa de base interpretativista, utilizando os procedimentos da pesquisa documental. Os resultados parciais apontam que a BNCC de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental está revestida de conceitos advindos da Pedagogia dos Multiletramentos, embora esses conceitos não estejam associados diretamente à teoria do GNL (Grupo Nova Londres).

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Biografia do Autor

Rogéria Dantas de Melo Justino, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Roziane Marinho Ribeiro, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, atuando na Graduação e Pós-graduação (Mestrado) na Unidade Acadêmica de Educação, com ênfase na Linha de Pesquisa: Práticas educativas e diversidade. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa - Portugal (2013).

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

Dantas de Melo Justino, R., & Marinho Ribeiro, R. . (2024). A INTERFERÊNCIA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NA BNCC DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(56), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4405

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