A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA

Autores

  • EDVONETE SOUZA DE ALENCAR Secretaria Estadual e Professora de Educação Infantil do Municipal de São Paulo

Palavras-chave:

Educação Matemática, Saberes docentes, Aprendizagem

Resumo

O artigo apresenta um estudo que teve como cenário investigativo a comparação entre duas escolas que obtiveram um avanço significativo de proficiência nos anos de 2008 a 2012 em uma avaliação externa. Nosso objetivo foi investigar quais são as influências dos saberes docentes para que ocorra a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aplicamos um questionário, uma entrevista e recolhemos atividades com professores do5° ano, segmento avaliado. Referenciamo-nos aos autores do Conhecimento Profissional Docente: Shulman, Ball e Bass e Tardif, assim como a Vergnaud para nos embasar quanto ao objeto matemático. Percebemos que o estudo e uso adequado dos materiais disponibilizados pela Secretária da Educação, assim como a complementação com atividades contextualizadas são fatores significativos no desempenho dos alunos desta escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EDVONETE SOUZA DE ALENCAR, Secretaria Estadual e Professora de Educação Infantil do Municipal de São Paulo

Mestra em Educação Matemática pela UNIBAN. Doutoranda em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora do Ensino Fundamental da Secretaria Estadual e Professora de Educação Infantil do Municipal de São Paulo. Área de pesquisa: educação matemática, campo multiplicativo, anos iniciais e modelagem matemática e educação. 

Referências

ALENCAR, E. S. Conhecimento Profissional Docente de professores do 5º ano de uma escola com bom desempenho em Matemática: o caso das Estruturas Multiplicativas. Dissertação (Mestrado). São Paulo, 2012.

ARAÚJO, A. M. A passagem da 4.ª para 5.ª série: o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática. Dissertação (Mestrado). UFPR, Curitiba, PR. 2003.

BALL, D. L.; BASS, H. Toward a practice-based theory of mathematical knowlegde for teaching. In: DAVIS, B.; S. E. E. Procedings of the 2002 Anual Meeting of the Canadian Mathematics Education Study Group. Edmonton: AB:CMESG/GCEDM, 2003. p. 3-14.

RODRIGUES, I. C. Resolução de problemas em aulas de matemática para alunos de 1.ª a 4.ª série do ensino fundamental e a atuação dos professores. Dissertação (Mestrado) – PUC/SP, São Paulo, 2006.

SÃO PAULO (ESTADO). Saresp 2008: Matrizes de referência para a avaliação: Matemática. São Paulo: SEE, v. 3, 2008c.

______. Relatório do Saresp. FDE – Fundação e Desenvolvimento da Educação. São Paulo, 2008d.

_______. Projeto Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental – 5°ano Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação, São Paulo: FDE 2012.

TARDIF, M. E.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, n. 73, dez. XXI.

VERGNAUD, La teoría de los campos conceptuales. Recherches en didáctique des mathématiques, p. 133-170, 1991.

Downloads

Publicado

2013-12-09

Como Citar

SOUZA DE ALENCAR, E. . (2013). A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 39-60. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1330

Edição

Seção

Artigos