RELAÇÃO ENTRE ENSINO PROMOTOR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3663

Palavras-chave:

Teoria do ensino desenvolvimental; , atividade de estudo, trabalho pedagógico, didática

Resumo

Tendo em vista as diferenças entre a materialidade que deu origem à Teoria do Ensino Desenvolvimental e as condições objetivas nas quais é realizado o ensino no Brasil,  é necessário assegurar na formação de professores no contexto brasileiro, a compreensão do que é a essência dessa teoria e não a reprodução das ações didáticas propostas.  Neste sentido, este artigo tem como objetivo discutir o que é nuclear na proposição didática de Davidov para, desse modo, compreender os princípios teórico-metodológicos nos quais está assentada sua proposição didática. O texto é resultante  de uma pesquisa explicativa, de abordagem qualitativa, realizada mediante estudos bibliográficos. Os resultados apontam que o nuclear em sua teoria é a concepção de conhecimento fundamentada na lógica dialética materialista. Nessa concepção, os conceitos são entendidos como instrumentos mediadores que permitem aos seres humanos a inteligibilidade da realidade objetiva. Esse entendimento revoluciona o modo de se compreender o conteúdo de ensino, o papel do sujeito na aprendizagem e a forma de exposição/apropriação dos conceitos, dando origem a uma didática compatível com essa concepção de conhecimento. Mediante essa análise se compreende os princípios sob os quais estão assentadas as seis ações de estudo propostas pelo autor. Com isso, abre-se a possibilidade de não apenas reproduzir essas ações na educação básica ou na formação docente, mas de pensar outras que, com base  nos mesmos princípios,  sejam adequadas às condições efetivas de realização do trabalho pedagógico em outros contextos formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Sandreana Salvador da Silva Lizzi, Instituto Federal do Paraná - Campus Pitanga

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Professora no Instituto Federal do Paraná - IFPR – Campus Pitanga, Pitanga, Paraná. E-mail:  sandreanajp@hotmail.com 

 

Marta Sueli de Faria Sforni, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Referências

CARDOSO, E. A. M., SILVA, L. A., & DOS SANTOS, A. R. . (2018). Formação, currículo e prática pedagógica: desafios na contemporaneidade. Linguagens, Educação e Sociedade, p. 03-22. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7653. Disponível em https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1139 Acesso em: 10 mai. 2023.

DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988.

DAVIDOV, V. V.; MÁRKOVA, A. La concepcion de la actividad de estudio de los escolares. In: Davidov, V.; Shuare, M. (Org.).La psicología evolutiva y pedagogía en la URSS: antología. Moscou: Progreso, 1987, p. 316- 337.

ELKONIN,D.B.Desarrollopsíquicodelosescolares.In:Smirnov,A.A.,Leontiev,A.N.,Rubinshtein,S.L.&Tieplov,B.M.(Org.)Psicología.México:Grijalbo, 1978, p. 523-559.

KOPNIN, P.V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1978.

LEONTIEV, A.N. Las necessidades y los motivos de la actividad. Em A. Smirnov, A. N. Leontiev, A. N., S. L. Rubinstein, & B. M. Tieplov, B. M. (Org.). Psicologia. México: Grijalbo, 1969, p.341-354.

LIZZI, M. S. S. da S. O conceito teórico como instrumento mediador do pensamento: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a organização do ensino. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2020.

NÚNEZ, I. B. Vigotski, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Líber Livros, 2009.

REPKIN, V.V. Ensino Desenvolvente e Atividade de Estudo. Ensino Em Re-Vista, v.21, n.1, p.85-99, jan./jun. 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/25054 Acesso em: 28 jul. 2021.

RÍBNIKOV, K. Historia de las matemáticas. Moscú: Mir, 1987.

SERCONEK, G.C. Teoria do Ensino Desenvolvimental e aprendizagem:um experimento com conceitos de área e de perímetro. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2018.

SFORNI, M. S. F. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, nº 2, p. 375-397, abr./jun. 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/Fx3RsNJtkq8QVxzXWCvYg6p/abstract/?lang=pt> Acesso em 21 mai. 2021.

SFORNI, M. S. F. Pesquisas sobre modos de organização do ensino: necessidades, metodologia e resultados. In: SFORNI, M. S. F., SERCONEK, G. C; BELIERI, C. M. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: experimentos didáticos na educação básica. Curitiba: Editora CRV, 2019, p. 19-39.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas – tomo II. Madrid: Machado Libros, 2014.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Lizzi, M. S. S. da S. ., & Sforni, M. S. de F. (2023). RELAÇÃO ENTRE ENSINO PROMOTOR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 349–367. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3663

Artigos Semelhantes

<< < 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.