RELAÇÃO ENTRE ENSINO PROMOTOR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3663

Palavras-chave:

Teoria do ensino desenvolvimental; , atividade de estudo, trabalho pedagógico, didática

Resumo

Tendo em vista as diferenças entre a materialidade que deu origem à Teoria do Ensino Desenvolvimental e as condições objetivas nas quais é realizado o ensino no Brasil,  é necessário assegurar na formação de professores no contexto brasileiro, a compreensão do que é a essência dessa teoria e não a reprodução das ações didáticas propostas.  Neste sentido, este artigo tem como objetivo discutir o que é nuclear na proposição didática de Davidov para, desse modo, compreender os princípios teórico-metodológicos nos quais está assentada sua proposição didática. O texto é resultante  de uma pesquisa explicativa, de abordagem qualitativa, realizada mediante estudos bibliográficos. Os resultados apontam que o nuclear em sua teoria é a concepção de conhecimento fundamentada na lógica dialética materialista. Nessa concepção, os conceitos são entendidos como instrumentos mediadores que permitem aos seres humanos a inteligibilidade da realidade objetiva. Esse entendimento revoluciona o modo de se compreender o conteúdo de ensino, o papel do sujeito na aprendizagem e a forma de exposição/apropriação dos conceitos, dando origem a uma didática compatível com essa concepção de conhecimento. Mediante essa análise se compreende os princípios sob os quais estão assentadas as seis ações de estudo propostas pelo autor. Com isso, abre-se a possibilidade de não apenas reproduzir essas ações na educação básica ou na formação docente, mas de pensar outras que, com base  nos mesmos princípios,  sejam adequadas às condições efetivas de realização do trabalho pedagógico em outros contextos formativos.

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Biografia do Autor

Maria Sandreana Salvador da Silva Lizzi, Instituto Federal do Paraná - Campus Pitanga

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Professora no Instituto Federal do Paraná - IFPR – Campus Pitanga, Pitanga, Paraná. E-mail:  sandreanajp@hotmail.com 

 

Marta Sueli de Faria Sforni, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Lizzi, M. S. S. da S. ., & Sforni, M. S. de F. (2023). RELAÇÃO ENTRE ENSINO PROMOTOR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 349–367. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3663

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