A PSICOPEDAGOGIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS
Palavras-chave:
Psicopedagogia, Aprendizagem de Ciências, Avaliação Iluminativa, VygotstyResumo
As dificuldades de aprendizagem são estudadas e investigadas pela Psicopedagogia, novo ramo de compreensão no ambiente escolar, meio de aprendizagem e sistema de ensino. Emprega-se como metodologia da pesquisa a Avaliação Iluminativa para programas inovadores. O ensino e aprendizagem de Ciências Naturais tiveram o seu grande impulso na década de 70 com megaprojetos, os quais priorizavam a formação do cientista, mas que esqueceram a relação com o social e a contextualização. Pesquisas em Química ao nível superior, Ciências ao nível de 8a séries, Ensino fundamental e formação de professores sob uma visão Vigotskiana demonstraram grandes dificuldades de aprendizagem, mas também as soluções, particularmente numa abordagem sócio-interacionista. Sugestões e críticas à compreensão de Ciências são apontadas sob o ponto de vista de especialistas nesta área de conhecimento.
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Referências
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