O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA

Autores

  • ALAN CALDAS SIMÕES Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Gênero textual paródia, Práticas de ensino, Abordagem multidisciplinar

Resumo

Nas últimas décadas temos visto que as teorias de ensino e aprendizagem têm buscado abordagens pedagógicas que valorizem a participação ativa do aluno em sala de aula, de modo a tornar a aprendizagem estimulante e significativa. Nesse sentido, professores vêm buscando abordar conteúdos tradicionais do ensino de língua portuguesa através de propostas criativas. No que se refere à produção textual, entendemos que uma forma de se construir propostas criativas é através do uso de abordagens multidisciplinares. Dentro desta perspectiva, em nossa exposição, apresentaremos práticas de produção textual que utilizam o gênero paródia como instrumento de ensino. Assim, ilustramos tal processo com duas músicas da mídia. Ressaltamos que a interseção língua portuguesa e música é bastante comum nas aulas de línguas, embora muitas vezes, aspectos relacionados à linguagem musical não sejam explorados, talvez por falta de instrumentos didáticos apropriados. De nossa abordagem, concluímos que práticas multidisciplinares, em especial as que conjugam a área de língua portuguesa e música, tendem a ser fonte de estímulo para produção textual. Ao produzirem o gênero paródia os alunos podem observar ainda que a língua portuguesa não se pauta em construções rígidas ou fechadas, mas que com ela, podese criar, aprender e se divertir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALAN CALDAS SIMÕES, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Licenciado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Departamento de Cultura, Linguagens e Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Referências

ANTOLÍ, Vicenç Benedito. A didática como espaço e área do conhecimento: fundamentação teórica e pesquisa didática. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. 13. ed. São Paulo: Papirus, 1998, p. 77-108.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:Língua portuguesa. Brasília, 1997.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte.Brasília, 1997a.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília, 1998.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio.Brasília, 1999. Edição em volume único.

CONTEÚDOS Básicos Comuns. Minas Gerais: SEE-MG, 2005.

DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

DEWEY, J. How we think. Lexington: D. C. Health and Company,1933.

FAZENDA, Ivani. (Org.). Interdisciplinaridade: dicionário em construção. São Paulo: Cortez, 2001.

______. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4. ed. Campinas: Papirus, 1999.

______. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In: ______. (Org.). O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008, p. 17-28.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia HistóricoCrítica. 5. ed. São Paulo: Autores Associados, 2011.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2011b.

______.; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: 2011.

______.; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: 2011a.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.

LONDON, Justin. Hearing in Time: Psychological Aspects of Musical Meter. Oxford: Oxford University Press, 2004.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MONIZ, Fábio Frohwein. Dicionário Latim-Português. 2. ed. Porto: Editora Porto, 2001.

PIETRI, Émerson de. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

POMBO, Olga. Epistemologia da Interdisciplinaridade. In: PIMENTA, Carlos. (Org.). Interdisciplinaridade, Humanismo, Universidade.Porto: Campo das Letras, 2004. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/investigacao/portofinal.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2011.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica. 10. ed. São Paulo: Autores Associados, 2008.

ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

SIMÕES, A. C. . (2012). O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA. Linguagens, Educação E Sociedade, (27), 161-178. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1382

Edição

Seção

Artigos