OS SENTIDOS DA ALFABETIZAÇÃO NA BNCC: LEITURAS A PARTIR DA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA-DISCURSIVA DE LINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2989

Palavras-chave:

Alfabetização; Práticas de linguagem; BNCC.

Resumo

Mudanças políticas e sociais, pelas quais o Brasil tem passado na última década, impõem urgências na produção de estudos que visitem o estado da arte de campos curriculares que notadamente influenciam os múltiplos processos de formação humana. Nesse contexto, o artigo tem por objetivo elaborar uma análise crítica da seção destinada à Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como ponto de partida a síntese de outros estudos já consolidados sobre tal regulação. Para tanto, desenvolve-se um estudo teórico-conceitual, a partir de uma pesquisa documental. Constata-se que a noção de habilidades adotada na BNCC circunscreve a alfabetização a uma perspectiva estruturalista que revela uma visão reduzida e parcial da linguagem, centrada na língua como código, que deixa de lado justamente o que deveria ser o centro das atenções nos processos de alfabetização: o sujeito e a (sua) linguagem. Em contrapartida, uma perspectiva enunciativa-discursiva de linguagem e de alfabetização é assumida neste artigo, a partir da qual entende-se que os processos linguísticos são construídos nas relações socioculturais e os alunos são vistos como sujeitos cognoscentes e sociais, capazes de agir nos e contribuir para os processos interativos - seja pela oralidade, pela escrita ou por outras semioses. Conclui-se que a BNCC nega outros caminhos formativos por rejeitar ou desconhecer a produção científica e contemporânea acumulada no campo, centrando-se, contrariamente, numa concepção de ciência e de linguagem que reforça os abismos sociais e as mais diferentes formas de preconceitos que deles decorrem.  

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Biografia do Autor

Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Fonoaudiologia (Universidade de Mogi das Cruzes/SP). Especialista em Linguagem (Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica/RJ) e em Voz (Universidade Estácio de Sá). Mestre em Distúrbios da Comunicação (Universidade Tuiuti do Paraná/PR). Doutora em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/RJ). É professora/pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino. Área de Linguística Aplicada à Alfabetização e ao Letramento. Professora do PROPED - Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Grupo de Pesquisa "Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais". Núcleo de Estudos e Ensino em "Linguagens, Alfabetização e Letramento". Vice diretora da Faculdade de Educação/UERJ (2020 - 2023). Coordenadora das Licenciaturas EAD -UERJ/CEDERJ

Paula da Silva Vidal Cid Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Atua como professora em diferentes segmentos educacionais desde 1994, nas redes pública e privada. É Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Faculdade de Educação (Campus Maracanã), na área de Linguística Aplicada à Alfabetização e ao Letramento. Nesta universidade, atualmente, é coordenadora do curso presencial de Pedagogia. Na graduação, atua com as disciplinas Fundamentos da Linguagem, Processos de Alfabetização, Metodologia da Escrita, Educação e Letramento e Processos de Formação de Leitores e Escritores, no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino. Membro do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais (GrPesq/CNPq). Membro do núcleo de estudos e ensino em "Linguagens, Alfabetização e Letramento". Coordena a disciplina Prática de Ensino I-Didática para Licenciaturas da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ/Universidade Aberta do Brasil. 

Ana Paula Santana, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza. Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Área de Concentração: Neurolinguística. Pós-Doutorado em História Cultura na Université de Versailles Saint-Quentin-em-Yvelines (França). Atualmente é professor associado do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina desde 2010. Professor da Pós-Graduação em Linguística (desde 2010) e Coordenador da Pós-Graduação em Fonoaudiologia. É coordenadora do Grupo de Pesquisa GELCE (Grupo de Estudos em Linguagem, Cultura e Educação) e pesquisadora do NELA (Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, Linguística e Educação com ênfase nos estudos da linguagem a partir de uma perspectiva histórico-cultural.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Cautela de Almeida Machado, M. L. ., da Silva Vidal Cid Lopes, P., & Santana, A. P. (2022). OS SENTIDOS DA ALFABETIZAÇÃO NA BNCC: LEITURAS A PARTIR DA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA-DISCURSIVA DE LINGUAGEM. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 50–81. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2989

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