EXPROPRIAÇÃO CULTURAL: AS REFORMAS DA BNCC E DO ENSINO MÉDIO EM DEBATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2958

Palavras-chave:

Expropriação cultural, Currículo, BNCC, Reforma do Ensino Médio, Movimento pela Base.

Resumo

Nos propusemos a debater os sentidos mais profundos das recentes políticas educacionais, que são a BNCC e a reforma do Ensino Médio, e suas implicações na conformação de um currículo culturalmente rebaixado e instrumentalizado para atender aos desígnios do capital neoliberal. Aludimos a importância de múltiplos aparelhos privados de hegemonia na direção desse processo, com destaque para o Movimento pela Base, convergentes e articulados na expropriação cultural do processo de formação integral e desinteressado dos estudantes brasileiros.

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Biografia do Autor

Danielle Rezera, Unifesp

Mestre em História Econômica pela FFLCH _ Universidade de São Paulo. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE/Unifesp). 

Walson Lopes, Unifesp

Mestre em Ciências Sociais. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE/Unifesp).

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Rezera, D., & Lopes, W. (2022). EXPROPRIAÇÃO CULTURAL: AS REFORMAS DA BNCC E DO ENSINO MÉDIO EM DEBATE. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 271–299. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2958

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