FORMAÇÃO SOCIOCIENTÍFICA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: DISCURSO E PRÁTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2848

Palavras-chave:

Licenciatura em Química; Formação de Professores; Currículo; Formação sociocientífica.

Resumo

Formação sociocientífica deve ser entendida como a capacidade de relacionar o conhecimento químico com a realidade social, refletindo sobre as inter-relações ciência e tecnologia dentro da sociedade, buscando, assim, formar cidadãos críticos e aptos a uma tomada de decisão pessoal e social quanto a situações-problema relacionados com a Ciência e a Tecnologia. Nossa pesquisa teve como questão norteadora perceber se as licenciaturas em Química trabalham a formação de professores numa perspectiva sociocientífica como meio de diálogo entre a formação científica e sua relação com o contexto social, proporcionando a ampliação para além do modelo da racionalidade técnica, instituído historicamente. Nosso objetivo foi investigar elementos constitutivos de uma perspectiva sociocientífica na formação de professores nas licenciaturas em Química, visando identificar uma integração e articulação dessa formação com os saberes e práticas da formação docente. Nossa pesquisa foi do tipo qualitativa e escolhemos como método o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), de forma aproximada que consiste na junção do discurso de cada sujeito participante da pesquisa, suscitando uma síntese discursiva, que representa o pensamento qualitativo da coletividade, apresentando de forma simbólica o que pensa o coletivo social dos sujeitos da pesquisa. Os Locais de pesquisa foram as Licenciaturas em Química de duas Universidade uma Federal e outra Estadual. Observamos que a formação de professores licenciados em Química privilegia a racionalidade técnico-instrumental e os saberes científicos disciplinares, não dialetizando de forma substancial e contínua esses componentes com a perspectiva sociocientífica e crítica, nos processos formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FRANCISCO MARCONCIO TARGINO DE MOURA, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Educação com área de concentração em Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, em exercício na Escola de Tempo Integral José Carvalho da Regional VI. Tem experiência na área de Educação, atuando em cursos de formação de professores e assessoria pedagógica, principalmente nas seguintes áreas: Avaliação, Planejamento, Metodologia do Ensino de Ciências, Pesquisa Educacional, Formação de Professores e Estágio de Docência.

CLAUDIA CHRISTINA BRAVO E SÁ CARNEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1972), graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará (1971), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (1983) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) . Atualmente é professora colaboradora / da Universidade Estadual do Ceará e professor permanente - doutora - pós-doutora da Universidade Federal do Ceará. Tem na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino superior, ensino de ciências, formação de professores de ciências, ensino de química e formação do professor de química.

Referências

ALMEIDA, Anderson Soares de; SANTOS, Aldenir Feitosa dos. Novas perspectivas metodológicas para o ensino de Química: prática e teoria contextualizada com o cotidiano. Diversitas Journal. v. 3, n. 1, p. 144-156, jan./abr., 2018.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras. São Paulo - SP, v. 01, n. 01, p. 18-43, 2008.

ARROIO, Agnaldo; RODRIGUES FILHO, Ubirajara Pereira; SILVA, Albérico Borges Ferreira da. A Formação do Pós-Graduando em Química para a Docência em Nível Superior. Revista Química Nova, v.. 29, n. 6, p. 1387-1392, 2006.

ARROIO, Agnaldo. Formação Docente para o Ensino Superior em Química. In: VII Enpec – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis – SC Anais eletrônicos..., Florianópolis - SC, UFSC, 2009.

AULER, Décio. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: Pressupostos para o Contexto Brasileiro. Revista Ciência e Ensino, Campinas-SP, v. 1, n. Especial, Não Paginado, 2007.

AULER, Décio; BAZZO, Walter Antonio. Reflexões para a Implementação do Movimento CTS no Contexto Educacional Brasileiro. Revista Ciência e Educação. São Paulo - SP, v. 07, n. 01, p. 1-13, 2001

BORTOLETTO, Adriana; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. Temas sócio-científicos: análise dos processos argumentativos num contexto escolar. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis. Atas… Rio de Janeiro: Abrapec, 2009.

CARNEIRO, Claudia Christina Bravo e Sá. Vislumbrando Aspectos da Formação do Docente da Educação Superior de Química nas Décadas de 1960 e 1970 na UFC. In: VEIGA, Ima Passos Alencastro; VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá. (org.). Docentes para Educação Superior: Processos Formativos. Campinas,SP: Papirus, 2010, p. 135-158

CASSIANI, Suzani; LINSINGEN, Irlan Von. Formação inicial de professores de Ciências: perspectiva discursiva na educação CTS. Revista Educar, Curitiba - PR, n. 34, p. 127-147, 2009.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 23, n. 22, p. 89-100, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.

GIROUX, Henry A. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias de reprodução. Petrópolis: Vozes, 1986.

GOODSON, Ivor F. Currículo: Teoria e História. Petrópolis - RJ: Vozes, 2008.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17- 44.

LEITINHO, Meirecele Calíope. A Construção do Processo de Formação Pedagógica do Professor Universitário. In: VEIGA, Ima Passos Alencastro; VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá (Orgs.). Docentes Para a Educação Superior: Processos Formativos. Campinas - SP: Papirus. 2010, Parte I, Cap. 2, p. 29-46.

LEITINHO, Meirecele Calíope. A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições. Revista Linhas críticas, Brasília, v. 14, n. 26, jan./jun., p. 79-92, 2008.

LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria. Depoimentos Discursivos: uma Proposta de Análise em Pesquisa Social. Brasília - DF: Liber Livro, 2005.

LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria. Pesquisa de Representação Social: um enfoque qualiquantitativo. Brasília: Liber Livro Editora, v. 20, 2012.

LINSINGEN, Irlan Von. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Revista Ciência e Ensino, Campinas - SP, v. 1, n. Especial, Não Paginado, 2007.

LUDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando Universidade e Escola de Educação Básica pela Pesquisa. Revista Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 125, p. 81-109, 2005.

LUZ, Rodrigo. QUEIROZ, Marcelo. PRUDÊNCIO, Christiana. CTS ou CTSA: O Que (Não) Dizem as Pesquisas sobre Educação Ambiental e Meio Ambiente? Revista ALEXANDRIA, Florianópolis, v. 12, n. 1 p. 31-54, 2019.

MAGALHÃES, Sandra Isabel Rodrigues; TENREIRO-VIEIRA, Celina. Educação em Ciências para uma Articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Pensamento Crítico. Um Programa de Formação de Professores. Revista Portuguesa de Educação, Minho - Portugual, v. 19, n. 2, p. 85-110, 2006.

MALDANER, Otavio Aloisio. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Ijuí, RS: Unijuí, 2006.

MAMEDE, Maíra e ZIMMERMANN Erika. Letramento Científico e CTS na formação de professores para o ensino de ciências. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc.pdf. Acesso em: 23 de Ago. de 2019.

MENDES, Mirian Rejane Magalhães. A Argumentação em Discussões Sociocientíficas: o Contexto e o Discurso. Tese (Doutorado em Educação – Faculdade de Educação) Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasília, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

MOURA, Francisco Marcôncio Targino de. Professores de Ciências em Ação: Perspectivas de Formação Docente. 2006. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação – Centro de Educação) Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, 2006.

OLIVEIRA, Silvaney de; GUIMARÃES, Orliney Maciel.; LORENZETTI, Leonir. O enfoque CTS e as concepções de tecnologia de alunos do ensino médio. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 121-147, nov. 2016.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. A Formação de Professores nas Licenciaturas: Velhos Problemas, Novas Questões. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 9, 1998. Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: USP, 1998. p. 341-357.

PÉREZ, Leonardo Fabio Martínez. Questões Sociocientífica na Prática Docente: Ideologia, Autonomia e Formação de Professores. São Paulo - SP: Editora Unesp, 2012.

POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gomez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

QUADROS, Ana Luiza de; et al. Formação do Professor Universitário no Percurso de Pós-Graduação em Química. Revista Ciência e Educação, Bauru, SP, v. 18, n. 2, p. 309-321, 2012.

SÁ, Carmen Silvia da Silva; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Carência de Professores de Química: Faltam Cursos, Salário ou Identidade de Curso? In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 16, 2012. Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: Unicamp, 2012. p. 01-12.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Aspectos Sócio-Científicos em Aulas de Química. 2002b. 338f. Tese (Doutorado em Educação – Faculdade de Educação - FAE) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2002.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma

perspectiva crítica. Revista Ciência & Ensino, Piracicaba-SP, v. 1, p. 1-12, 2007.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Significados da Educação Científica com Enfoque CTS. In: SANTOS, SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; AULER, Décio. CTS e Educação Científica: Desafios, Tendências e Resultados de Pesquisas. Brasília - DF: Editora UnB, 2011, Cap. 1, p. 21-48.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: compromisso com a Cidadania. Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2010.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Abordagem de Aspectos Sociocientíficos em Aulas de Ciências: Possibilidades e Limitações. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre-RS, v. 14, n. 2, p. 191-218, 2009.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia–Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte - MG, v. 02, n. 02, p. 01-23, Dez/2002.

SOUSA, Polliane Santos de; GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: algumas características das pesquisas brasileiras. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte - MG, v. 19, p. 01-22, 2017.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro. Importância, Sentido e Contribuições de Pesquisas para o Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola. Porto Alegre, mai, n. 1, p. 27-31, 1995.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A Pesquisa em Ensino de Química no Brasil: Conquistas e Perspectivas. Revista Química Nova. São Paulo, v. 25, Supl.1, p. 14-24, 2002.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco; SOUZA, Thiago Antunes. O desenvolvimento da pesquisa em educação e o seu reconhecimento no campo científico da química. Revista Educação en Punto de Vista. Foz do Iguaçu, v. 2, n. 1, p. 01-19, 2018.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 20, Maio/Jun/Jul/Ago, p. 60-70, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade. Uma Introdução às Teorias do Currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010a.

SILVA, Josie Agatha Parrilha da. A teoria das representações sociais na pesquisa interdisciplinar. Revista de Ciências Humanas. Florianópolis – SC, n. 02, v. 44, p. 537–541, 2010b.

SOARES, Sandra Regina. Cidadania e relação com o saber no currículo de formação de professor: desvelando sentidos da prática educativa. Revista Educação Unisinos. São Leopoldo, Set./Dez, n. 3, v. 12, p. 187–195, 2008.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2002.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Método. Porto Alegre: Bookman, 2001.

YOUNG, Michael. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 16 n. 48, set.-dez. 2011.

YOUNG, Michael. Superando a crise na teoria do currículo: uma abordagem baseada no conhecimento. Revista Cadernos Cenpec. São Paulo, v. 3, n. 2, p. 225-250, jun. 2013.

ZEIDLER, Dana L.; NICHOLS, Bryan H. Socioscientific Issues: Theory and Practice. Journal of Elementary Science Education, v. 21, n. 2, p. 49-58, 2009.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

TARGINO DE MOURA, FRANCISCO M., & BRAVO E SÁ CARNEIRO, C. C. . (2022). FORMAÇÃO SOCIOCIENTÍFICA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: DISCURSO E PRÁTICA DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(51), 299–331. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2848

Artigos Semelhantes

<< < 45 46 47 48 49 50 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)