A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7197Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Educação, FormaçãoResumo
O texto em tela apresenta uma revisão conceitual sobre a interdisciplinaridade a partir do enfoque educacional. Abordaremos, entre outros pontos, sua gênese e os principais marcos temporais que somaram para o desenvolvimento do seu conceito na área de Educação. Entendemos a interdisciplinaridade como um processo de construção do conhecimento em íntima relação com os problemas e contornos políticos, culturais, econômicos, ambientais, sociais, éticos, entre outros, constituintes da sociedade. Do ponto de vista prático, ela se faz na Educação no movimento (inter) permanente do currículo, das ações educativas, das atitudes e práticas com/nas disciplinas. Nessa prerrogativa, pode ser entendida, ainda, como um ato de reciprocidade, interação e troca do sujeito com o conhecimento, se desenvolvendo, dessa forma, em “atos de aprendizagem”.
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