MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E ALTERNATIVOS PARA A ESTIMULAÇÃO DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS: UMA PRODUÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i42.8490Palavras-chave:
Estimulação Precoce, Materiais pedagógicos alternativos, Síndrome Congênita do Zika VírusResumo
O artigo apresentado é um recorte da dissertação de mestrado Ações Educativas na Estimulação Precoce de Bebês com Microcefalia em Consequência da Síndrome Congênita do Zika Vírus, cujo público-alvo foram bebês afetados pelo vírus, acometidos por múltiplas deficiências e sendo necessária sua estimulação. A pesquisa foi realizada no período de 2016-2018 em um município da Baixada Fluminense, RJ. A produção de materiais para estimular esses bebês foi uma importante ação pedagógica a fim de potencializar o desenvolvimento de um grupo de crianças participantes da pesquisa . A estimulação foi realizada num espaço não-formal de educação (posto de saúde), pois o grupo observado ainda não frequentava a escola. Inspirado em autores como: Silberg (1934); Piaget (1982), Bach (1983), Lapierre (1987), Perez-Ramos (1995), Fonseca (1995), Heymeyer e Ganem (2004), Syaulis (2005) e Monteiro e Fernandes (2018), esta produção é fruto de uma pesquisa exploratória. A escolha desse método justifica-se por permitir direcionar a atenção à questões relevantes durante o processo da pesquisa. Neste caso, como estimular as crianças minimizando os prejuízos e atrasos provocados pelo vírus e potencializando o desenvolvimento infantil, ocasionando aquisições que são essenciais ao desenvolvimento dos bebês: percepção sensorial mais aguçada, ampliação das habilidades motoras e outras. A produção de materiais acessíveis pelo docente é uma proposta enriquecedora, além de possuir um custo de baixo valor econômico onde o professor utiliza muitos materiais de seu cotidiano.
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