PESQUISANDO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA NORMAL SERGIPENSE
Palavras-chave:
Escola Normal, Educação da mulher, História da EducaçãoResumo
Esta pesquisa objetiva reconstituir a história da Escola Normal Sergipense, educandário criado em 1877, o qual educou as mulheres sergipanas e reconstruiu, ainda que parcialmente, a teia de relações que permitiu acessar as práticas e os saberes escolares difundidos na Escola Normal, além de investigar a importância da escola na definição, formação e história da mentalidade das mulheres ali educadas. Para a consecução dos objetivos propostos optamos pelo uso da metodologia baseada nas histórias de vida das ex-alunas da Escola Normal Sergipense no ano de sua formatura, em 1975. Nesta perspectiva teórico-metodológica que segue os princípios da Nova História Cultural e da História da Educação, a abordagem será feita através de pesquisa histórica e bibliográfica. A partir das evidências construir-se-á uma interpretação da Escola Normal, buscando não só a evidente relação da educação com a sociedade, com o campo econômico e político, bem como, com a educação feminina que ansiava por ampliar seus estudos e a sua cultura, elemento essencial para transcender o âmbito doméstico. Os dados serão coletados por meio de pesquisa documental, entrevistas, depoimentos, questionários, história de vida e pesquisas bibliográficas. No entanto, apesar de todos esses contratempos evidenciados em suas trajetórias, concluiu-se que, as ex-normalistas, através do ingresso no magistério, conseguiram ascender na carreira e atingir uma relativa independência social e econômica, desafiando o estereótipo de normalista espera-marido.
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Referências
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