VIDA E MORTE DO EDUCADOR SOCIAL DE RUA: reflexões sobre uma identidade em movimento

Autores

  • ANTONIO FRANCISCO RAMOS Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Piauí
  • MARIA VILANI COSME DE CARVALHO Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Identidade, Educador Social de Rua, Educação Social de Rua

Resumo

Este artigo é um estudo teórico da identidade do Educador Social de Rua, como resultado das crises sociais e políticas do capitalismo e da globalização. Buscando captar os fios que constituem a tessitura dessa identidade profissional, demonstramos as mudanças no atendimento às crianças em situação de rua, os tipos de relações sociais e laços imaginários que demandam por novas configurações de homens e mulheres. Assim, a discussão está organizada em dois momentos: o primeiro é uma reflexão teórica da categoria identidade com base nos estudos de Silva (2000), Ciampa (2002), Hall (2006), Laurentti e Barros (2000), Berger e Luckmann (2007), Carvalho (2004; 2006) e Batista (2002); o segundo momento discute a natureza e especificidade da Educação Social de Rua, o contexto histórico-político de sua emergência e as implicações nos papéis e identidades do educador social de rua de Teresina, tendo por base os estudos de Oliveira (2007), Graciani (1997), Pereira (2001), Costa (1991), Bonfim (2002), Santos (2004), Gregori e Silva (2002), Adad (2004) dentre outros. A análise desses estudos nos possibilitou compreender a identidade como uma construção social e que: a Educação Social de Rua não representou um contínuo das ações educativas dos movimentos sociais, mas, uma ruptura que configurou uma nova identidade profissional, ocasionando a substituição gradativa da experiência educativa promovida pelo movimento social local; a diminuição do agir comunicativo com gradativa perda da autonomia no planejamento e desenvolvimento das atividades educativas; e a impossibilidade da reposição da identidade pressuposta ao educador social de rua.

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Biografia do Autor

ANTONIO FRANCISCO RAMOS , Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Piauí

Formação acadêmica em Ciências Sociais e especialização em Psicologia da Educação pela é membro da Equipe de Estudos Estratégicos e Análise de Indicadores Educacionais da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Piauí.

MARIA VILANI COSME DE CARVALHO, Universidade Federal do Piauí

Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

RAMOS , A. F., & COSME DE CARVALHO, M. V. . (2008). VIDA E MORTE DO EDUCADOR SOCIAL DE RUA: reflexões sobre uma identidade em movimento. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 165–183. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1516

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