PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR INICIANTE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFSCAR: O ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2000-2010

Autores

  • CÁTIA SILVANA DA COSTA Universidade Federal de São Carlos
  • MONIQUE APARECIDA VOLTARELLI Universidade de São Paulo
  • RENATA CRISTINA DA CUNHA Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Professor iniciante, Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar

Resumo

O início da profissão docente se caracteriza como uma etapa única e de transição na vida dos professores iniciantes que, marcada por sentimentos como descoberta e sobrevivência, revela-se fundamental para o processo de tornar-se professor de profissão. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é levantar, caracterizar e analisar o estado do conhecimento sobre o professor em início de carreira, a partir das dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na linha de “Formação de Professores e outros agentes educacionais” no período de 2000 a 2010. Para a materialização do estudo, realizamos uma pesquisa bibliográfica das sete dissertações e cinco teses defendidas no programa nesse período. Para a análise de cada trabalho, consideramos os seguintes aspectos: questão de pesquisa, principais referenciais teórico-metodológicos, conceitos e autores, método e procedimentos metodológicos, ferramentas de coleta de dados e os principais resultados obtidos. Com o intuito de subsidiar a produção, dialogamos com autores tais como Huberman (1992), Garcia (1999), Mizukami (2000, 2002), entre outros. As análises dos trabalhos demonstraram que essa temática pode ser considerada tanto emergente quanto recorrente a partir de 2005. O estudo também indica que as pesquisas em torno do tema destacam não apenas os problemas, mas também as contribuições dos resultados obtidos para a formação do professor iniciante na carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CÁTIA SILVANA DA COSTA, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professora de Educação Física na Secretaria de Estado de Educação de São Paulo.

MONIQUE APARECIDA VOLTARELLI, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Sociologia da Educação na Universidade de São Paulo – USP. Professora na Educação Infantil – CEMEI. 

RENATA CRISTINA DA CUNHA, Universidade Federal de São Carlos

Doutora pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e na Universidade Estadual do Piauí.

Referências

ANDRADE, M. M. de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 5. ed. São Paulo:Atlas, 2003.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. Porto, PT: Porto, 1994. p. 15-80.

CANDAU, V. M. F. A formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALI, A. de M. R.; MIZUKAMI, M. da G. N. (Org.). Formação de professores: tendências atuais: São Carlos: Ed. UFSCar,1996. p. 139-152.

CAVACO, M. H. Ofício de professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão Professor. Lisboa, PT: Porto, 1995. p. 84-107.

COLE, A. L.; KNOWLES, J.G. Teacher development partnership research: a focus on methods and issues. American Educational Research Journal, n. 30, v.3, p. 473-495,1993.

CORSI, A. M. Professoras iniciantes: situações difíceis enfrentadas no início da prática docente no ensino fundamental. 2005. Disponível em <http://www.anped.org.br Acesso em: 10 out. 2010.

ESTEVE, J. M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. São Paulo: Ed. USC, 1999.

FEIMAN-NEMSER, S. Staff development and learning to teach. In: ANNUAL MEETING OF THE EASTERN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, 1982, Detroit. Anais...Detroit: AERA, 1982. p. 1-18.

FERREIRA, L. A.; REALI, A. M. de M. R. Aprendendo a ensinar e a ser professor: contribuições e desafios de um Programa de Iniciação à Docência para professores de Educação Física. 2005. Disponível em <http://www.anped.org.br> Acesso em: 10 jul. 2011.

GONÇALVES, J. A. M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Lisboa: Porto,1995. p. 141–169.

GUARNIERI, R. Tornando-se professor: o início na carreira docente e a consolidação na profissão. 149 p. 1996. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1996.

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Lisboa, PT: Porto, 1992. p. 31-62.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

KUENZER, A Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos.In: INEP. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Brasília, 26, 27 e 28 de setembro de 2006. Brasília:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.

LIMA, E. F. (Org.) Sobrevivências no início da docência. Brasília: Líber, 2006.

______. A construção do início da docência: reflexões a partir de pesquisas brasileiras. Revista do Centro de Educação, v. 29, n. 2,2004.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

GARCIA, C. M. El profesorado principiante: inserción a ladocencia. Barcelona: Editorial Octaedro, 2009.

______. Formação de professores: para uma mudança educativa.Porto, PT: Porto, 1999.

GUARNIERI, M. R. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

MARIANO, A. L. S. A pesquisa sobre o professor iniciante e o processo de aprendizagem profissional: algumas características.2005. Disponível em http://www.anped.org.br Acesso em: 11 jul.2011.

MIZUKAMI, M. G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: Ed. UFSCar, 2002.

______. Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABRAMOWICZ, A.; MELLO, R. R. (Org.). Educação: pesquisas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2000. p.139-161.

NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Casos de ensino e processos de formação de professores iniciantes. Revista Iberoamericana de Educación: Experiencias e Innovaciones, v. 4, n. 42, maio/ago. 2007. Disponível em <http://www.rieoei.org/experiencias149.htm> Acesso em: 16 jul. 2011.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e avaliação de professores. Porto, PT: Porto, 1999.

PAPI, S. O. G.; MARTINS, P. L. O. O desenvolvimento profissional de professores iniciantes e as pesquisas brasileiras. 2008. Disponível em <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/860_637.pdf> Acesso em: 16 jul. 2011.

______. Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico--metodológicas. Linhas Críticas, v. 15, n. 29, p. 251-269, jul./dez.2009.

PÉREZ GÓMEZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PIMENTA, S. G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Revista Educação e Pesquisa, v. 31, n. 03, p. 521–539, set./dez. 2005.

______. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências na formação e na atuação docente. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. (Org.). Pesquisa em Educação: alternativas investigativas com objetos complexos.São Paulo: Loyola, 2006. p. 53-79.

REALI, A. M. de M. R.; TANCREDI, R. M. S. P.; MIZUKAMI, M. da G. N. Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n.140, maio/ago. 2010.

SANTOS FILHO, J. C. dos; GAMBOA, S. S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa, PT:Dom Quixote, 1992. p. 77-94.

SHULMAN, L. S. (Ed.) Case methods in teacher education. New York: Teachers College; London: Columbia University, 2002.

SIKES, P. The life cycle of the teacher. In: BALL, S. J.; GOODSON,I. F. (Ed.). Teachers’ lives and careers. London: The Falmer Press,1985. p. 67-70.

SILVA, M. C. M. O primeiro ano da docência: o choque com a realidade. In: ESTRELA, M. T. Viver e construir a função docente. Lisboa, PT: Porto, 1997. p. 51- 80.

TANCREDI, R. M. S. P. Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma reflexão. São Carlos: Ed. UFSCar, 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

______.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, Campinas (SP), n. 73, p.209-244, 2000.

VEENMAN, S. Perceived problems of beginning teachers. Review of Educational Research, v. 54, n. 2, p. 143-178, 1988.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ZEICHNER, K. M. uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas (SP), v. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.

Downloads

Publicado

2013-12-09

Como Citar

SILVANA DA COSTA, C. ., APARECIDA VOLTARELLI, M. ., & DA CUNHA, R. C. . (2013). PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR INICIANTE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFSCAR: O ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2000-2010. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 139-166. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1334

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)