PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR INICIANTE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFSCAR: O ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2000-2010
Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Professor iniciante, Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCarResumo
O início da profissão docente se caracteriza como uma etapa única e de transição na vida dos professores iniciantes que, marcada por sentimentos como descoberta e sobrevivência, revela-se fundamental para o processo de tornar-se professor de profissão. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é levantar, caracterizar e analisar o estado do conhecimento sobre o professor em início de carreira, a partir das dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na linha de “Formação de Professores e outros agentes educacionais” no período de 2000 a 2010. Para a materialização do estudo, realizamos uma pesquisa bibliográfica das sete dissertações e cinco teses defendidas no programa nesse período. Para a análise de cada trabalho, consideramos os seguintes aspectos: questão de pesquisa, principais referenciais teórico-metodológicos, conceitos e autores, método e procedimentos metodológicos, ferramentas de coleta de dados e os principais resultados obtidos. Com o intuito de subsidiar a produção, dialogamos com autores tais como Huberman (1992), Garcia (1999), Mizukami (2000, 2002), entre outros. As análises dos trabalhos demonstraram que essa temática pode ser considerada tanto emergente quanto recorrente a partir de 2005. O estudo também indica que as pesquisas em torno do tema destacam não apenas os problemas, mas também as contribuições dos resultados obtidos para a formação do professor iniciante na carreira.
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