BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • OLIVETTE RUFINO BORGES PRADO AGUIAR Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • MARIA SALONILDE FERREIRA Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Brinquedo, Educação Infantil, Atividade Principal, Desenvolvimento Humano

Resumo

Neste artigo apontamos questões relativas ao brincar infantil enquanto atividade principal no período préescolar, ressaltando as implicações desse processo no desenvolvimento da criança. Tomando como referência a abordagem sócio-histórica de desenvolvimento humano, especialmente a teoria da atividade decorrente desta abordagem, discutimos sobre a importância do brincar na instituição escolar como forma de apropriação ativa de modos mais elaborados de pensamento e ação.

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Biografia do Autor

OLIVETTE RUFINO BORGES PRADO AGUIAR, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN Natal - RN

MARIA SALONILDE FERREIRA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Educação,Docente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN Natal - RN

Referências

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Publicado

2005-12-12

Como Citar

BORGES PRADO AGUIAR, O. R. ., & FERREIRA, M. S. (2005). BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Linguagens, Educação E Sociedade, (13), 82–92. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1456

Edição

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Artigos

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