FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS

Autores

  • FRANCISCA JÚLIA CAMARGO DRESCH Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • ADEMIR JOSÉ ROSSO Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Formação de Professores, Oficinas Didático-Pedagógicas, Construção do Conhecimento

Resumo

O artigo analisa o processo de formação continuada em serviço desenvolvido junto a professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal do Paraná. O objetivo da pesquisa foi o de analisar os avanços obtidos nas ações concretas das autoras, ao buscarem organizar práticas docentes mais significativas de EA. As atividades de formação deram-se em oficinas didático-pedagógicas que visavam à integração da escola, da Comunidade e da Academia. Do ambiente escolar destaca-se a importância do planejamento das ações, da demonstração de como fazer, do aprender fazendo e do refletir sobre o fazer num contexto coletivo. Da Comunidade, a participação de toda a sociedade e de cada um de nós frente à resolução da problemática ambiental, resultando na mudança de valores e atitudes ambientalmente integradas. E, da Academia, a compreensão do seu papel enquanto produtora de conhecimentos, de estudos e de intervenções práticas. A pesquisa destaca a EA como processo educativo a ser discutido/entendido numa abordagem multidimensional e de inter-relações sociais, não somente intra-escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FRANCISCA JÚLIA CAMARGO DRESCH, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ADEMIR JOSÉ ROSSO, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação pela UFSC, Docente do Mestrado em Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Referências

CARVALHO, Edgard de Assis. Enigmas da Cultura. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 99).

CASTRO, Ronaldo Souza de; SPAZZIANI, Maria de Lourdes. Vygotsky e Piaget: contribuições para a educação ambiental. In: NOAL, Fernando Oliveira; REIGOTA, Marcos; BARCELOS, Valdo Hermes de Lima (Org.). Tendências da Educação Ambiental Brasileira. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998.

COLL, César Salvador et al. O construtivismo na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 1996.

DRESCH, F.J.C; FERREIRA, A. R; ROSSO, A .J. PCN´s, educação ambiental e a formação de professores. In: SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2.; ENCONTRO DA REDE SUL BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1.; COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO SUL, 1, 2003 – Itajaí, Santa Catarina. Anais... Itajaí, Santa Catarina: UNIVALI, 2003. 1 CD-ROM.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução: Kátia de Melo e Silva. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.

______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. Campinas, SP: Papirus, 1995. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico).

KESSERLING, Thomas. Jean Piaget. Tradução de Antônio Estevão Allgayer e Fernando Becker. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

LEFF, Enrique. A Complexidade ambiental. Tradução de Eliete Wolff. São Paulo: Cortez, 2003.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF:UNESCO, 2003.

PARDO DÍAZ, A. Educação Ambiental como Projeto. Tradução de Fátima Manuel. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Tradução de Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1972.

______. Biologia e conhecimento. 2. ed. Porto: Rés Ed., 2000.

PIAGET, Jean; GRÉCO. Pierre. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994 (Coleção Primeiros Passos).

______. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

ROSSO, Ademir José; BECKER, Fernando; TAGLIEBER, José Erno. A produção do conhecimento e a ação pedagógica. Educação & Realidade, Porto Alegre: Universidade do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, v. 23, n. 2 p. 63–82. jul./dez. 1998.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de Ensino: por que não? 3. ed. Campinas, SP:Papirus, 1995.

Downloads

Publicado

2005-12-12

Como Citar

CAMARGO DRESCH, F. J. ., & ROSSO, A. J. . (2005). FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (13), 09–25. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1450

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 71 72 73 74 75 76 77 78 79 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.