SABERES FORMATIVOS DA AÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Formação de Professores, Ação Docente e Saberes ExperienciaisResumo
Esta pesquisa de mestrado teve por intenção investigar se a ação docente no ensino de ciências pode se caracterizar como um processo de formação para a docência. Nosso objetivo geral foi investigar se a ação docente no ensino de ciências pode se caracterizar como um processo de formação de professores de ciências, a partir da análise do cotidiano da sala de aula. Escolhemos como metodologia para essa pesquisa qualitativa, o estudo de caso com enfoque etnográfico,cujos instrumentos para coleta de dados foram análise de documentos, entrevistas espontâneas e semi-estruturadas e observação participante. Inicialmente foram testadas as possibilidades da pesquisa, com ampla revisão de literatura e seleção dos sujeitos, de acordo com critérios previamente estabelecidos. Tratamos da ação docente como um processo de formação de professores, decorrência dos resultados da pesquisa de campo. Pudemos considerar que a formação dos professores de ciências deixa lacunas que são preenchidas, em parte, na docência, que o cotidiano da sala de aula contempla os professores com saberes experienciais adquiridos pela interação com outros pares e políticas que perpassam o cenário escolar.
Downloads
Referências
AQUINO, Julio Groppa; MUSSI, Mônica Cristina. As Vicissitudes da Formação Docente em Serviço: a Proposta Reflexiva em Debate. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 27, n. 2, p. 211-227, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v27n2/a02v27n2.pdf>. Acesso em: 02 out. 2004.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em Nível Superior, Curso de Licenciatura, de Graduação Plena. Brasília: CNE, 2002.
______. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações Gerais. Brasília, SEB, 2004.
______. Ensino Fundamental em 9 anos. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/cne Acesso em: 09 set. 2005.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. A Influência das Mudanças da Legislação na Formação dos Professores: às 300 horas de Estágio Supervisionado. Revista Ciência e Educação, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 113-122, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v7n1/08.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2005.
______.; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências. São Paulo, Cortez, 2003.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
DIAS, Ana Maria Iorio. O que são Processos Pedagógicos?. Revista de Educação AEC, Brasília, n. 130, p. 31-41, 2004.
ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre Avaliação e Fracasso Escolar. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2001.
FIORENTINI, Dario; SOUZA JR, Arlindo José de; MELO, Gilberto Francisco Alves de. Saberes Docentes: Um Desafio para Acadêmicos e Práticos. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. (Org.). Cartografia do Trabalho Docente. Campinas – SP: Mercado de Letras, 1998.
GATTI, Bernardete. Formação de Professores e Carreira: Problemas e Movimento de Renovação. Campinas-SP: Editora Autores Associados, 2000.
GONÇALVES, Tadeu Oliver; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Reflexões sobre uma Prática Docente Situada: Buscando Novas Perspectivas para a Formação de Professores. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. (Org.). Cartografia do Trabalho Docente. Campinas – SP:Mercado de Letras, 1998.
MBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: Formarse para a mudança e a Incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez editora, 2002.
MALDANER, Otavio Aloísio. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.
MATOS, Junot Cornélio. Professor Reflexivo? Apontamentos para o Debate. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario;PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. (Org.). Cartografia do Trabalho Docente. Campinas – SP: Mercado de Letras, 1998.
MORÉS, Andréia; CRUZ, Daniela; OLIVEIRA, Glaucimara Pires de; DUTRA, Isolete Paim; GAMA, Ladimari Toledo. Os Saberes Docentes Frente à Complexidade do Processo Educativo. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes de. (Org.). Imagens de Professor: Significações do Trabalho Docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.
NÓVOA, António. Os Professores na Virada do Milênio: do Excesso dos Discursos à Pobreza das Práticas. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20,1999. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ep/v25n1/v25n1a02.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2005.
PEREIRA, Julio Emílio D. A Formação de Professores nas Licenciaturas: Velhos Problemas, Novas Questões. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 9., 1998, Águas de Lindóia – SP. Anais..., p. 341-357.
RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e Ensinar: por uma Docência da Melhor Qualidade. São Paulo: Cortez, 2003.
SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Contribuições, Limitações e Perspectivas da Investigação no Esino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 9., 1998, Águas de Lindóia – SP. Anais..., p. 386-402.
______. O professor de ciências: problemas e tendências de sua formação. In: SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália M. R. de (Org.). Ensino de ciências: fundamento e abordagens. Piracicaba-SP: Capes/Unimep, 2000.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, Sujeito e História. São Paulo: Olho d`água, 2001.
SILVA, Dinalva Clara Monteiro Santos. Formação de Professores e Saberes Docentes: Reafirmando a Relevância dos Saberes Experienciais. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE NORDESTE. 2005, Belém – PA. Anais..., CD ROOM.
STEIDEL, Rejane. Desafios e Possibilidades na Formação do Professor: Caminhos e Descaminhos para o Terceiro Milênio. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 12., 2004, Curitiba-PR. Anais..., CD ROOM.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.
______.; LESSARD, Claude. O Trabalho Docente: Elementos para uma Teoria da Docência como Profissão de Interações Humanas.Petrópolis-RJ: Vozes, 2005.
THERRIEN, Jacques; LOIOLA, Francisco Antonio. Experiência e Competência no Ensino: Pistas de Relfexões sobre a Natureza do Saber-Ensinar na Perspectiva da Ergonomia do Trabalho Docente. Revista Educação e Sociedade, Campinas, n. 74, p. 143-160, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a09v2274.pdf >. Acesso em: 02 jan. 2005.
______. O saber do Trabalho Docente e a Formação do Professor. In: MACIEL, Lizete Shizue; SHIGUNOV NETO, Alexandre. (Org.).Reflexões sobre a Formação de Professores. Campinas – SP:Papirus, 2002.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Método. Porto Alegre: Bookman, 2001.