HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA PRÁTICA SOCIOEDUCATIVA RECENTE E INOVADORA
Palavras-chave:
Educação, Direitos Humanos, HistóriaResumo
Este artigo objetiva analisar a importância da educação para os direitos humanos, conhecer a trajetória da luta pela educação em direitos humanos no Brasil, destacando experiências relevantes que viabilizaram uma educação voltada para a legitimidade do direito. O texto resulta de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática num primeiro momento e histórica, no segundo, constituindo-se um registro memorial da experiência vivenciada através do Projeto “Educação para os Direitos Humanos” desenvolvido no município de Caxias, Maranhão, como parte da trajetória na investida pela prática de uma educação para o direito. O projeto foi desenvolvido em seis módulos de capacitação de lideranças sociais que atuam na área de interesse ou afim, culminando na realização do Encontro Municipal de Educação em Direitos Humanos, com a presença de representantes da Secretaria Especial de Educação para Direitos Humanos da Presidência da República e da UNESCO. A experiência foi avaliada como uma prática socioeducativa inovadora no contexto do país, contribuindo para uma educação sobre as atuais políticas públicas que visam legitimar os direitos humanos já adquiridos. Entre seus desafios, consiste a necessidade de maiores investimentos na capacitação de educadores, que ao utilizarem esse eixo temático nas suas variadas experiências socioeducativas, ainda não fazem uso de um suporte teórico e metodológico de natureza suficientemente emancipadora, capaz de construir outra cultura educacional dos direitos. Enfatiza-se o caráter educativo dos direito humanos e o necessário reconhecimento da importância de iniciativas localizadas e articuladas em prol dessa política social.
Downloads
Referências
CANDAU. Vera (Org.) Educar em Direitos Humanos: construir democracia. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
CARVALHO. José Sergio (Org.). Educação, cidadania e direitos humanos. Petrópolis, RJ:Vozes, 2004.
DEMO, Pedro. Pobreza política, Direitos Humanos e Educação. In: SOUSA Jr., José Geraldo de et al. (Orgs.). Educando para os direitos humanos: pautas pedagógicas para a cidadania na universidade. Porto Alegre: Síntese, 2004.
EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: a experiência de um projeto inovador. Maria do Socorro Borges da Silva; Emerson de Souza Farias (org.). Caxias, MA: Fundação Maurizio Vanini, 2008 (Relatório produzido).
GOHN. Maria da Glória. Teoria dos movimentos sociais: Paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997.
MELUCCI, Alberto. A inversão do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
MIRANDA. N. L. Mário. Por que Direitos Humanos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
MONDAINI. Marco. Direitos Humanos. São Paulo: Contexto, 2006.
RAYO. José Tuvilla. Educação em direitos humanos: rumo a uma perspectiva global. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SILVA, Maria do Socorro Borges da. Educação e sindicalismo: a relação entre o discurso de qualidade e a concepção conciliatória-propositiva da categoria de professores. Teresina-PI: UFPI, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2005..
WARAT, Luis Alberto. Diretos Humanos: subjetividade e práticas pedagógicas. In. SOUSA Jr., José Geraldo de et al. (Orgs.). Educando para os direitos humanos: pautas pedagógicas para a cidadania na universidade. Porto Alegre: Síntese, 2004.