DEFINIÇÕES DE PRÁTICA EDUCATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS SÓCIO-EDUCACIONAIS

Autores

  • NILMA MARGARIDA DE CASTRO CRUSOÉ Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • NÚBIA REGINA MOREIRA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • MARIA CRISTINA DANTAS PINA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Pesquisa em educação, Prática educativa, Metodologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar definições de prática em diferentes perspectivas sócioeducacionais. O interesse nasce do fato de sermos professoras de prática de ensino na graduação, pesquisadoras e orientadoras no Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e percebermos a necessidade de definição teórica para orientar as nossas atividades e dos nossos estudantes. Observamos que este movimento é fundamental para a qualificação teóricometodológica das pesquisas que têm como temática as práticas educativas, entendendo-as tanto nos espaços formais e não formais de educação. Nossa tentativa, também, a partir desse texto, é arriscar “tipificar” a prática educativa para subsidiar os estudos que tenham como norte as práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

NILMA MARGARIDA DE CASTRO CRUSOÉ, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em educação e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educacionais (GEPPE). 

NÚBIA REGINA MOREIRA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Sociologia e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educacionais (GEPPE). 

MARIA CRISTINA DANTAS PINA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), líder do Grupo de Estudos e pesquisa em Ensino de História: historiografia, sujeitos, práticas e livro didático (Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (LAPEH). 

Referências

AUGÉ, Marc. O sentido dos outros: atualidade da antropologia. Tradução de Francisco Rocha Filho. Petrópolis: Vozes, 1999.

BAKHTIN, Mikhail/VOLOCHINOV. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 7. ed. São Paulo: HUCITEC, 1995.

BOAVIDA, João; AMADO, João. Ciências da educação: epistemologia, identidade e perspectivas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas; SP: Papirus,1996.

______. O senso prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

______. Lesl héritiers: lês étudiants et la cuture. Paris, Minuit, 1985.

______.Educação e sociologia. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1975.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis; RJ: Vozes, 2008.

CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. Prática pedagógica interdisciplinar na escola fundamental: sentidos atribuídos pelas professoras. Natal, RN, 2010. 240f.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 14. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1990.

ELIAS, Nobert. Os pescadores e o turbilhão. In: ELIAS, Nobert. Envolvimento e alienação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

FARACO, Carlos Alberto. Autor e autoria. In: BETH, Brait (Org.). Bakhtin: conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2005.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar edições, 2003.

FARIAS, Edson. O problema em torno dos a priori sociais. II parte. In: Projeto de pesquisa Metrópoles: “estratégias” e “táticas” – ícone modernista em meio aos usos do contexto urbano no Distrito Federal. Brasília. Instituto de Ciências Sociais; Departamento de Sociologia, 2010.

GEERTZ, C. O saber local. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 33-107.

GEERTZ, C. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1989. p.3-21.

LOMBARDI, José C. Educação e Ensino na obra de Marx e Engels. São Paulo: Alínea, 2011.

MARX, Karl. Para a Crítica da Economia Política. Traduções de Edgar Malagodi et al. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

MOREIRA, Nubia Regina. A presença das compositoras no samba carioca: um estudo da trajetória de Teresa Cristina. Brasília. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Sociologia, 2013.

PETERS,Gabriel. Percursos na teoria das práticas sociais: Anthony Giddens e Pierre Bourdieu. Brasilia. Dissertação. (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Sociologia, 2006.

PINA, Maria Cristina Dantas. A escravidão no Livro Didático de História do Brasil: três autores exemplares (1890-1930). Unicamp, Doutorado em Educação. Campinas, SP, 2009.

SÁNCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo. Filosofia da Práxis. 2. Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

SAVIANI, D. (2002). Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SAFELICE, J. L. (Orgs). Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas, SP: Autores Associados, Histedbr, 20002.

STELLA, Paulo Rogério. A palavra. In: BETH, Brait (Org.). Bakhtin: conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2005.

THIRY-CHERQUES, Roberto. Pierre Boudieu: a teoria na prática. In. RAP. Rio de Janeiro 40 (I): 25-55, jan/fev. 2006.

VANDENBERGHE, Frédéric. “O real é relacional”: uma análise epistemológica do estruturalismo gerativo de Pierre Bourdieu. Cadernos Sociofilo. Rio de Janeiro. Instituto de Estudos Sociais e Políticos: Universidade Estadual do Rio de Janeiro. 2007.

WACQUANT. Löic. Esclarecer o habitus. Educação e linguagem, ano 10, n. 16, p. 63-71, jul-dez.2007.

WEBER, Max. Conceitos sociológicos fundamentais. In: WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais, parte 2. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 399-429.

WEBER, Max. Sobre algumas categorias da Sociologia Compreensiva. In: WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais, parte 2. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 313-348.

Downloads

Publicado

2014-10-28

Como Citar

DE CASTRO CRUSOÉ, N. M. ., MOREIRA, N. R. ., & DANTAS PINA, M. C. . (2014). DEFINIÇÕES DE PRÁTICA EDUCATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS SÓCIO-EDUCACIONAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 46-63. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1301

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)