AS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA-PI: desafios e reflexões sobre a prática docente

Autores

  • ADÉLIA MEIRELES DE DEUS
  • BÁRBARA MARIA MACÊDO MENDES Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Formação Continuada, Prática Pedagógica, Ensino/Aprendizagem, Pesquisa Narrativa

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo analisar, sob o ponto de vista dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Teresina-PI, as implicações da formação continuada na prática pedagógica. Para a realização do estudo, optamos por uma metodologia que se inscreve nos parâmetros da investigação qualitativa; para tanto, utilizamos as narrativas como princípio teórico-metodológico, que direcionaram os instrumentos, memorial e entrevista semiestruturada, perspectivando às interlocutoras uma autorreflexão para [re] planejar ações futuras, tendo em vista seu desenvolvimento profissional e pessoal. O estudo registra a importância da formação continuada enquanto processo, no qual o professor se coloca como agente e sujeito de sua prática, e da construção e reconstrução de seu conhecimento, em um movimento dialético ─ prática/teoria.

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Biografia do Autor

ADÉLIA MEIRELES DE DEUS

Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação – PPGed –UFPI, Pedagogo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina-PI. 

BÁRBARA MARIA MACÊDO MENDES, Universidad Federal de Piauí

Doutora em Educação, Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação-PPGed-Universidad Federal de Piauí.

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Publicado

2016-08-10

Como Citar

DE DEUS, A. M. ., & MACÊDO MENDES, B. M. . (2016). AS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA-PI: desafios e reflexões sobre a prática docente. Linguagens, Educação E Sociedade, (35), 211–235. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1243

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