A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: experiências vivenciadas no processo de inclusão escolar

Autores

  • DANIELA LEAL Faculdades Integradas de Ciências Humanas
  • MITSUKO APARECIDA MAKINO ANTUNES Pontificia Universidad Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Identidade, Deficiência Visual, Educação Inclusiva

Resumo

A educação inclusiva tem sido objeto de grandes discussões em nossa sociedade e pauta de eventos mundiais sobre educação. Nesse sentido, esta pesquisa se propôs a estudar uma das partes envolvidas no processo: o aluno com deficiência visual e a constituição de sua identidade frente ao processo de inclusão escolar. Pela natureza do tema pesquisado optou-se pela narrativa da história de vida, buscando captar as relações entre o sujeito e os outros, pois acredita-se que esse tipo de abordagem propicia uma maior aproximação com o sujeito analisado/pesquisado. Durante a escuta da narrativa da história de vida de uma pessoa que foi perdendo a visão ao longo do tempo, causada por retinose pigmentar, foi possível notar que, apesar de sempre estudar em escolas/classes regulares, antes dos discursos sobre uma educação inclusiva, participou de projetos educacionais inclusivos, bem como encontrou vários professores que lhe deram reais oportunidades de inclusão.

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Biografia do Autor

DANIELA LEAL, Faculdades Integradas de Ciências Humanas

Especialista em Psicopedagogia e em Educação Inclusiva e Deficiência Mental; mestre em Educação: Psicologia da Educação e doutoranda em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora das Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos e da Faculdade Guaianás.

MITSUKO APARECIDA MAKINO ANTUNES, Pontificia Universidad Católica de São Paulo

Psicóloga; mestre em Filosofia da Educação e doutora em Psicologia Social pela PUC/SP. É professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP.

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Publicado

2009-12-14

Como Citar

LEAL, D. ., & MAKINO ANTUNES, M. A. . (2009). A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: experiências vivenciadas no processo de inclusão escolar. Linguagens, Educação E Sociedade, (20), 60–73. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1492

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