A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: experiências vivenciadas no processo de inclusão escolar
Palavras-chave:
Identidade, Deficiência Visual, Educação InclusivaResumo
A educação inclusiva tem sido objeto de grandes discussões em nossa sociedade e pauta de eventos mundiais sobre educação. Nesse sentido, esta pesquisa se propôs a estudar uma das partes envolvidas no processo: o aluno com deficiência visual e a constituição de sua identidade frente ao processo de inclusão escolar. Pela natureza do tema pesquisado optou-se pela narrativa da história de vida, buscando captar as relações entre o sujeito e os outros, pois acredita-se que esse tipo de abordagem propicia uma maior aproximação com o sujeito analisado/pesquisado. Durante a escuta da narrativa da história de vida de uma pessoa que foi perdendo a visão ao longo do tempo, causada por retinose pigmentar, foi possível notar que, apesar de sempre estudar em escolas/classes regulares, antes dos discursos sobre uma educação inclusiva, participou de projetos educacionais inclusivos, bem como encontrou vários professores que lhe deram reais oportunidades de inclusão.
Downloads
Referências
AGOSTINI, M. M. Retinose Pigmentar. Disponível em: < http://www.ufv.br/dbg/trab2002/HRSEXO/HRS008.htm >. Acesso em: 12 fev. 2007.
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da Prática Escolar. 12. ed. Campinas: Papirus, 2005.
BRASIL. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental – Deficiência Visual. Vol. 1. Brasília: MEC/SEE, 2001.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização. Porto Alegre: Art Med, 2005.
CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2001.
CUNHA, A. G. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1998.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GIL, Marta (org.). Deficiência Visual. Cadernos da TV Escola. Brasília: MEC/Secretaria de Educação a Distância, 2000.
GOFFREDO, V. L. F. S. Integração ou segregação? Eis a questão! In: MANTOAN, M. T. E. et al.. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon, 1997. p. 230-235.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
KÜBLER-ROSS, E. Sobre a Morte e o Morrer. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
LEITE, S. A. S. (org.). Afetividade e Práticas Pedagógicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
LIRA, B. C. O professor sociointeracionista e @ inclusão escolar. São Paulo: Paulinas, 2007.
MAGALHÃES, A. G. [et al]. A formação de professores para a diversidade na perspectiva de Paulo Freire. In: V Colóquio Internacional Paulo Freire, 2005, Recife. Anais eletrônicos... Recife: Centro Paulo Freire de estudos e Pesquisas, 2005. Disponível em: < http://www.paulofreire.org.br/pdf/ comunicacoes_orais/a%20forma%c3%87%c3%83o%20de%20professores%20para%20a%20diversidade%20na%20perspectiva%20de%20paulo%20freire.pdf >. Acesso em: 13 mar. 2008.
PAULILO, M. A. S. A Pesquisa Qualitativa e a História de Vida. Serviço Social em Revista, Lon- drina, v. 1, n.1, p.135-148, 1999.
RAMOS, S. L. V. O papel da inclusão escolar na formação da identidade da pessoa com deficiên- cia visual. In: CARVALHO, M. V. C. (Org.). Temas em Psicologia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 47-63.
REGO, T. C.; AQUINO, J. G.; OLIVEIRA, M. K. Narrativas autobiográficas e constituição de subjetividades. In: SOUZA, E. C. Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre/ Salvador: EDIPUCRS/ EDUNEB, 2006. p. 269-286.
VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
______. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
______. Pensamento e Linguagem. 1ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
VYGOTSKI, L.S. Fundamentos de defectología. Obras Escogidas. Tomo V. Madrid: Visor,1997.