REDE CONCEITUAL SOBRE PRÁTICA EDUCATIVA

Autores

  • RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Prática Educativ, Arqueologia, Elaboração de Conceitos, Rede Conceitual

Resumo

Este artigo é resultado de estudos desenvolvidos na disciplina “Prática Educativa” do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Faz uma arqueologia do conceito de prática educativa em obras pedagógicas, analisando seu processo de elaboração nas dimensões: lógica, psicológica, pedagógica e histórica, tendo como ponto de partida, principalmente, o estudo de Ferreira (2009), que analisa processos de formação de conceitos científicos, bem como, Cheptulin (2004) e Lefbvre (1983) sobre a compreensão das conexões entre as qualidades universal, particular e singular na produção de conceitos. Discute o quanto a atividade de produção de rede conceitual da prática educativa impulsiona a realização do movimento de análise e síntese; do pensar sobre o próprio pensamento e da ampliação de conhecimentos e atitudes epistemológicas sobre a realidade socioeducacional. Contribui com as reflexões sobre concepções de prática educativa para além da dialética da matéria (materialismo) e do espírito (idealismo), buscando sua complementaridade ao relacionar matéria e espírito na história da humanidade, aspecto imprescindível para se proceder a arqueologia do conceito.

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Biografia do Autor

RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e integrante do Núcleo de Pesquisa Roda Griô: Gênero, Educação e Afrodescendência (GEAfro) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Email: rai.machado@ig.com.br

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Publicado

2016-08-10

Como Citar

DA SILVA MACHADO, R. N. . (2016). REDE CONCEITUAL SOBRE PRÁTICA EDUCATIVA. Linguagens, Educação E Sociedade, (35), 172–189. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1241

Edição

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Artigos

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