ELEMENTOS DE MAL-ESTAR DOCENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E INÍCIO DA DOCÊNCIA: POTENCIAIS FONTES, CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO

Autores

  • ADELAR APARECIDO SAMPAIO Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • CLAUS DIETER STOBÄUS Universidad Autónoma de Madrid

Palavras-chave:

Mal-estar docente, Licenciatura, Formação inicial

Resumo

O artigo apresenta um contexto de formação inicial docente entre os estágios do final da licenciatura e início da docência sobre aspectos de mal-estar, suas consequências e estratégias utilizadas na formação acadêmica e início da docência. Participaram do estudo, em 2012, sessenta e oito potenciais futuros professores de uma instituição privada do Estado do Paraná, e em 2013, cinco docentes iniciantes, fornecendo relatos por meio de questionários e entrevistas tratados com análise de conteúdo. Como resultados no período de formação na licenciatura, destacam-se os desafios pessoais e acadêmicos enfrentados, as situações adversas do contexto formativo e dificuldades em atuar com dupla função. No início da docência se acentuam as dificuldades em lidar com adversidades da escola, a desmotivação dos alunos ao aprendizado, carência da apoio pedagógico e clima relacional instável entre docentes. Sugere-se a contextualização da formação acadêmica e inicial com as demandas da escola, otimização da formação docente visando a prevenção de mal-estar e promoção do bem-estar docente, aprimoramento dos processos de interação entre instituições e sujeitos envolvidos no processo formativo na licenciatura e institucionalização de apoios a docentes iniciantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ADELAR APARECIDO SAMPAIO, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil. Professor na Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil. Membro dos Grupos de Pesquisa Mal-estar e Bemestar na Docência da PUCRS e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Física Escolar da Unioeste. 

CLAUS DIETER STOBÄUS, Universidad Autónoma de Madrid

Pós-doutor em Psicologia/Universidad Autónoma de Madrid – Espanha, Doutor em Ciências Humanas/ Educação, professor titular da Faculdade de Educação da PUCRS, Brasil. 

Referências

AMARAL, A. P.; SILVA, C. F. Estado de saúde, stress e desempenho acadêmico numa amostra de estudantes do ensino superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, ano 42, v. 1, p. 111-133, 2008.

ASENSIO, J. M.; ACARÍN, N.; PÉREZ, C. R. Emociones, desarrollo humano y relaciones educativas. In: ASENSIO, J. M.; GARCÍA, J.; NÚÑEZ, L.; LARROSA J. (Orgs.). La vida emocional: las emociones y la formación de la idendidad humana. Barcelona: Editorial Ariel, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2011.

BONDAN, A. P. Saúde docente: Relação entre gênero e estresse profissional. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2011.

CAVACO, M. H. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In NÓVOA, Antônio (ed.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991. p.155- 191.

CABRAL, Á. Dicionário técnico de psicologia. 14ª ed. São Paulo, Cultrix, 2006.

CODO, W. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes, 1999.

ESTEVE, J. M. O mal-estar docente. 3. ed. Barcelona: Paidós, 1994.

_____. A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004.

FLORES, M. A. Reflexões em torna da formação inicial de professores. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 182 - 188, set./dez. 2010.

GARCIA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GATTI, B. A. Formação de professores no brasil: características e problemas Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.

HUBERMAN, M. Le cycle de vie profissionnelle des enseignants secondaires. Résumé d'une recherche démentielle. Genève: Cahiers de la Section des Sciences de l'Education (54), Université de Genève, 1989.

JESUS, S. N. A motivação para a profissão docente: contributo para a clarificação de situações de mal-estar docente e para a fundamentação de estratégias de formação de professores. Aveiro: Estante Editora, 1996.

_____. Bem-estar dos professores: estratégias para realização e desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora, 1998.

_____. Pistas para o bem-estar dos professores. Educação- PUCRS, Porto Alegre, ano 26, n. 43, p. 123-132, 2001.

_____. Perspectivas para o bem-estar docente. Porto: ASA Editores, 2002.

_____. Professor sem stress: realização profissional e bem-estar docente. Porto Alegre: Mediação, 2007.

IMBERNÓN, F. La formación y el desarrollo profesional del profesorado: hacia una nueva cultura profesional. 3. ed. Barcelona: Editorial Graó, 1998.

JESUS, S.; MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUS, C. D.; SAMPAIO, A. A.; REZENDE, M.; MASKARENHAS, S. Avaliação da motivação e do bem/mal-estar dos professores: estudo comparativo entre Brasil e Portugal. Amazônica. Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, v. 7, p. 7- 18, 2011.

JESUS, S.; LOBO, P.; MARTINHO, J.; CARA-LINDA, I.; LEAL, A. R.; SAMPAIO, A. A. STOBÄUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. Impacto da formação sobre a motivação e o bem-estar: estudos realizados com professores em Portugal e no Brasil. In: REBOLO, F.; TEIXEIRA, L.PERRELLI, M. Docência em Questão: Discutindo trabalho e formação. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

LÜDKE, M. O estágio e seu papel na socialização profissional de professores. In: REBOLO, F.; TEIXEIRA, L. R.; PERRELLI, M. A. S. (Orgs.) Docência em questão: discutindo trabalho e formação. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

MIRA, M. M.; ROMANOWSKI, J. P. A relação universidade-escola no estágio supervisionado do curso de pedagogia: desafios e possibilidades. EntreVer, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 184-199,jul./dez. 2012.

MORAIS, L. M.; MASKARENHAS, S.; PAIS RIBEIRO, J. L. Diferença de Gênero Verificada nas Escalas de Estresse, Ansiedade e Depressão: Uma Investigação com Acadêmicos da Amazônia/Ieaa-Ufam. In: Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, 2.; Congresso IberoAmericano de Psicologia da Saúde, São Bernardo do Campo. Anais... São Bernardo do Campo-SP, 2011. p. 1- 8

MOSQUERA, J. J. M. O professor como pessoa. Porto Alegre: Sulina, 1978.

MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUS, C. D. O mal-estar na docência: causas e consequências. Educação – PUCRS, ano 19, n. 31, p. 139- 146, 1996.

______. O mal-estar na docência: causas e consequências. Revista da ADPPUCRS, n. 32, p. 23-34, nov. 2000.

_____. O professor, personalidade saudável e relações interpessoais. In: ENRICONE, Délcia (org.).Ser professor. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

NUNES, M. L. T.; TEIXEIRA, R. P. Burnout na carreira acadêmica. Educação – PUCRS, ano XXIII, n. 41, p. 147-164, 2000.

PACIEVITCH, T.; GIRELLI, E.; EYNG, A. M. Violências nas escolas: mediação de conflitos e o clima escolar. In: IX Congresso Nacional de educação, EDUCERE , 2009, Curitiba-PR. Anais...PUCPR, 2009, p. 7066 - 7079.

PAIS-RIBEIRO, J. L.; HONRADO, A.; LEAL, I. Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa das escalas de ansiedade, depressão e stress (eads) de 21 itens de Lovibond e Lovibond. Psicologia, Saúde e Doenças, 5 (2), 229-239, 2004.

SAMPAIO, A. A. Programa de Apoio ao Bem-estar Docente: construção profissional e cuidar de si. 2008. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

SAMPAIO, A. A. Vivências de docentes e de seus licenciandos no final de formação e passagem para o mundo do trabalho: mal/bem-estar docente/discente, autoimagem e autoestima. 2014. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,2014.

SAMPAIO, A. A.; STOBAUS, C. D. Programa de apoio ao bem-estar docente: resultados quantitativos passados dois anos de seu desenvolvimento In: II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E XIII SEMANA DE PEDAGOGIA, 2009, Francisco Beltrão-PR. Anais... Francisco Beltrão: UNIOESTE, 2009. p. 1-11.

SAMPAIO, A. A.; STOBAUS, C. D. Avaliação qualitativa de programa de apoio ao bem-estar docente. In: Simpósio Nacional de Educação, 2., 2010, Cascavel, Pr; Semana de Pedagogia, 21, 2010, Cascavel, PR. Anais... Cascavel: UNIOESTE, 2010. p. 1-13.

SELIGMAN, M.; CSIKZENTMIHALYI, M. Positive Psychology: An introduction. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 5- 14, 2000.

VARELA, P. Ansiosa-Mente: Claves para conocer y desafiar la ansiedad. Madrid: Esfera-Libros, 2002.

VEENMAN, S. El proceso de llegar a ser professor: un análisis de la formación inicial. In: VILLA, A. (Coord.). Perspectivas y problemas de la función docente. Madrid: Narcea, 1988. p. 39-68.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

SAMPAIO, A. A. ., & STOBÄUS, C. D. . (2017). ELEMENTOS DE MAL-ESTAR DOCENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E INÍCIO DA DOCÊNCIA: POTENCIAIS FONTES, CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO. Linguagens, Educação E Sociedade, (36), 240–263. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1229

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.