MULHERES EDUCADORAS DO CARIRI CEARENSE NO FOMENTO À INCLUSÃO (1970-1990)

Autores

  • TÂNIA MARIA RODRIGUES LOPES Universidade Estadual do Ceará
  • LIA MACHADO FIUZA FIALHO Universidade Estadual do Ceará
  • CHARLITON JOSÉ DOS SANTOS MACHADO Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.6122

Palavras-chave:

História da Educação, História Oral, Biografia, Mulheres educadoras

Resumo

O artigo questiona a participação de educadoras na criação dos diversos estabelecimentos para assistir e educar deficientes na região do Cariri (1970-1990). O objetivo foi compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos estabelecimentos para assistir e educar deficientes na região do Cariri. Utilizou-se o percurso metodológico da história oral biográfica. O escopo permitiu identificar as primeiras instituições educativas constituídas para assistir e educar deficientes - Escola Parque Dr. Joaquim de Figueiredo Correia, Instituto Psicopedagógico Eunice Damasceno, APAE, Centro de Reabilitação do Cariri “Luís Moraes Correia”, Lar-Escola Helena Antipoff - conhecer as articulações para fomentar o custeio das instituições e desvelar como se deu a atuação das educadoras Zuíla e Minerva, que conferiram destaque na memória coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

TÂNIA MARIA RODRIGUES LOPES, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e Pós-Doutora em Educação, professora efetiva do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. 

LIA MACHADO FIUZA FIALHO, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e Pós-Doutora em Educação, professora efetiva do curso de Pedagogia e permanente do Programa de Pó-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. 

CHARLITON JOSÉ DOS SANTOS MACHADO, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Pós-Doutor em Educação, professor efetivo do curso de Pedagogia e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal da Paraíba.  

Referências

ALMEIDA, J. S. Ler as letras: por que educar meninas e mulheres? Campinas: Autores Associados, 2007.

BOSI, E. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 1987.

BOTO, C. A escola do homem novo: entre o iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: UNESP, 1996 (Encyclopaidéia).

CARINO, J. A biografia e sua instrumentalidade educativa. Educação e Sociedade. vol. 20, n. 67, p. 153-182, 1999. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/es/v20n67/v20n67a05.pdf> Acesso em: 27 jul. 2017.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução por Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1988.

CORRÊA, M. A. M. Educação Especial. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2005.

DEL PRIORE, M. (Org.): História das Mulheres no Brasil. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

DELLA CAVA, R. Milagre em Joaseiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

FACÓ, R. Cangaceiros e Fanáticos. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

FERREIRA, M. M.; AMADO, J. Usos & Abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

FIALHO, L. M. F. A experiência socioeducativa de internação na vida de jovens em conflito com a lei. Fortaleza, 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, 2012.

LE GOFF, J. História e memória. 5. ed. Campinas: Unicamp, 2003.

LOBO, A. S. (Mons.) O Patriarca de Juazeiro. 3. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

LORIGA, S. O pequeno x: da biografia à história. [Tradução Fernando Scheibe]. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

MACHADO, C. J. S. Mulher e Educação: histórias, práticas e representações. João Pessoa: UFPB, 2006.

MAIA, S. S.; BRAGA, V. R. S.; FIALHO, L. M. F. Biografia de idosos: uma fonte para pesquisas. In: FIALHO, L. M. F.; SANTANA, J. R.; VASCONCELOS, J. G. (Orgs.). Fontes orais em pesquisas educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2015. p. 19-30.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

MEHHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

MINAYO M. C. S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

QUEIROZ, Z. F.; GOIANA, I. S. A educação no Cariri cearense na década de 1940: registros do Jornal Católico A Ação. In: CAVALCANTE, M. J. M. (Org.). História da Educação: república, escola e religião. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

REIS, J. C. Os Annales: a renovação teórico-metodológica e ‘utópica’ da história pela reconstrução do tempo histórico. In: SAVIANI, D. et al. História e história da educação. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados HISTEDBR, 2000.

RIBEIRO (Sobrinho), Senhorzinho (Vicente). Juazeiro em corpo e alma. 2. ed. Juazeiro do Norte: Gráfica Royal Ltda., 1994.

SAVIANI, D. et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2014.

SILVA, N. C. A mulher sem túmulo. Fortaleza: Armazém da Cultura, 2010.

THOMPSON, P. A voz do passado. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

TURATO, E. R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. PetrópolisRJ: Editora Vozes, 2003.

VEYNE, P. M. Como se escreve a História: Foucault revoluciona a História. Tradução: Alda Baltar e Maria Auxiliadora Kneipp. 4 ed. Brasília: UnB, 2008.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

RODRIGUES LOPES, T. M. ., MACHADO FIUZA FIALHO, L. ., & DOS SANTOS MACHADO, C. J. . (2018). MULHERES EDUCADORAS DO CARIRI CEARENSE NO FOMENTO À INCLUSÃO (1970-1990). Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 240–261. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.6122

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)