MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FLORIANO, PIAUÍ, BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • JORLANNIA DA SILVA FIGUEREDO Universidade Federal do Piauí
  • RAQUEL SOUSA VALOIS Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7585

Palavras-chave:

Procedimentos de ensino, Ensino Superior, Licenciatura em Ciências Biológicas, Professores, Alunos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem praticado no âmbito dos dois cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em duas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), na cidade de Floriano, Piauí, Brasil, a partir da visão de docentes e discentes, a respeito dos métodos de ensino utilizados nas disciplinas, identificando os mais utilizados e o modo como estes facilitaram e/ou dificultaram a aprendizagem. Para isso, buscamos embasamento em referencial teórico que tece discussões e reflexões sobre métodos de ensino e recursos didáticos e importância no processo de ensino-aprendizagem. O instrumento utilizado para a coleta de dados foram questionários semiestruturados aplicados com 32 discentes e 15 docentes. Os dados foram posteriormente organizados e analisados a partir da análise de conteúdo. Os principais resultados apontaram uma contradição de que, apesar da aula expositiva ser considerada por muitos discentes como um método de ensino eficaz, é também um dos que mais recebe críticas e que menos desperta interesse nos alunos; as aulas práticas, sejam elas de campo ou em laboratório, proporcionam aos discentes uma melhor compreensão do assunto visto nas aulas expositivas, e está entre os métodos mais bem aceitos; alguns professores, por sua vez, consideram que a discussão de artigos e/ou debates são métodos que despertam interesse nos alunos e estes estão diversificando suas aulas através do uso de aulas práticas, vídeos e grupos de discussão. Podemos inferir que na formação inicial tanto os docentes quanto os métodos de ensino utilizados por estes podem influenciar na formulação de um exemplo do ser docente em algum momento do exercício profissional dos licenciados.

Downloads

Biografia do Autor

JORLANNIA DA SILVA FIGUEREDO, Universidade Federal do Piauí

Licencada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí.

RAQUEL SOUSA VALOIS , Universidade Federal do Piauí

Mestrado em Educação – Educação Ambiental pela UNESP/Rio Claro, licanciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí. Professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológias da Universidade Federal do Piauí/CAFS. 

Referências

ALBUQUERQUE, A. M. et al. Docentes Universitários: Quem São, O Que Sabem E O Que Fazem. 4º Encuentro Nacional y Latinoamericano: La Universidad como objeto de estudio - Eje 8.,2004. Disponível em <http://rapes.unsl.edu.ar/Congresos_realizados/Congresos/IV%20Encuentro%20-%20Oct2004/eje8/032.htm >. Acesso em: 23 fev. 2014.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. p.96-133 apud OLIVEIRA, S. S. Concepções alternativas e ensino de biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de Licenciados. Revista Educar, Curitiba, n. 26, p. 233-250, 2005. Editora UFPR.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009.

BARREIRO, I. M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores.São Paulo: Avercamp, 2006.

BERLESI, M. S. Aulas diferentes fazem diferença no aprendizado dos (as) alunos (as). 2011.38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.336p.

BRITO, M. R. F. ENADE 2005: Perfil, desempenho e razão da opção dos estudantes pelas Licenciaturas. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401- 443, set. 2007.

CARLINI, A.L. Procedimentos de ensino: Escolher e Decidir. In: SCARPATO, M. Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.

FARIAS, I. M. S.; SALES, J. O. C. B.; BRAGA, M. M. S.C.; FRANÇA, M.S. L. M. Didática e Docência: aprendendo a profissão. Fortaleza: Líber Livros, 2008, 180p.

FREITAS, D.; VILLANI, A. Formação de professores de Ciências: um desafio sem limites. Investigações em Ensino de Ciências – V7(3), pp. 215-230, 2002. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID90/v7_n3_a2002.pdf > Acesso em: 23 fev. 2014.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, DF: Plano Editora, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Censo da educação superior 2013: resumo técnico. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2015. Disponível em <http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2013/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2013.pdf>. Data de acesso: 17 jul. 2017.

KRASILCHIK, M. Biologia- ensino prático. In: CALDEIRA, A. M. A.; ARAUJO, E. S. N. N. (org.). Introdução à Didática da Biologia. São Paulo. Escrituras editora, 2009, p. 249-258.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. São Paulo. Editora: Harper & Row do Brasil.1983. 203p.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LIMA, K. E. C.; VASCONCELOS, S.D. Análise da Metodologia de Ensino de Ciências das Escolas da Rede Municipal de Recife. In: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.14, n.52, p. 397- 412, jul./set. 2006. Disponível em < http://www.scielo.br/ensaio>. Acesso em: 27 nov. 2013.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries inicias. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 1-17, 2001.

MACEDO, D. V. E.; PAULA, B. B.; TORRES. Formação pedagógica dos estudantes de pósgraduação.Campinas: Unicamp: São Paulo: USP, 1998 In: PACHANE, G. G.; PEREIRA, E. M. A. A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. Revista Iberoamericana de Educación, Espanha. n. 33/34, p. 1-13, 2004.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MARASINI, A. B. A utilização de recursos didático-pedagógicos no ensino de Biologia.2010. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

ODA, W. ; DELIZOICOV, D. Docência no Ensino Superior: as disciplinas Parasitologia e Microbiologia na formação de professores de Biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 11, n. 3, p. 101-121, 2011.

PACHANE, G. G.; PEREIRA, E. M. A. A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. Revista Iberoamericana de Educación, Espanha. n. 33/34, p. 1-13, 2004.

PASSAU, A. S. Análise dos fatores que influenciam na utilização de filmes como recurso didático pelos docentes de Ciências. 2010. 46f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

PIRES, K. C. P. Perfil do professor do curso de graduação de Biologia na Universidade Estadual de Goiás – Unidade Laranjeiras. 2007. 63f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2007.

POZO, J. I. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

QUADROS, A. L.; A formação de professores: um olhar para a Química. In: TEIXEIRA, P. M. M. (org.). Ensino de Ciências: Pesquisas e Reflexões. Ribeirão Preto: Holos. 2006, p. 109-113.

ROSA, A. B. Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos: o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?. 2012. 43f. . Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, A. M. P. de. (org). Ensino de ciências por investigação. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SILVA, E. R. Uma experiência de ensino de biologia numa perspectiva inovadora. 2010.172f. Dissertação (Mestrado) – Universidade da Madeira, Funchal, 2010.

SONCINI, M. I. I. ; CASTILHO JÚNIOR, M. Biologia. Convênio MEC/PUC. São Paulo, 1988.

VEIGA, I. P. A.; A prática pedagógica do professor de didática. 11. ed. Campinas: Papirus, 1989.

Downloads

Publicado

2017-10-29

Como Citar

DA SILVA FIGUEREDO, J. ., & SOUSA VALOIS , R. . (2017). MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FLORIANO, PIAUÍ, BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Linguagens, Educação E Sociedade, (37), 227–253. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7585

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.