EDUCAÇÃO POPULAR VOLUNTÁRIA NO MOVIMENTO DE LUTA POR MORADIA: CONTRIBUIÇÕES DA HISTORICIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PLATAFORMA VIRTUAL COLABORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v1i40.8203Palavras-chave:
Educação Popular Voluntária, Movimentos Sociais, Moradias, Cartografia das MemóriasResumo
Este trabalho objetiva propor reflexões a respeito dos rumos da Educação Popular diante dos desafios contemporâneos, apresentando a realidade do Movimento de Luta por Moradia (MLM) em Salvador desde a sua origem, utilizando uma “cartografia das memórias” construída pelos protagonistas iniciais de uma historicidade de reivindicações e resistência até o entendimento do conceito de Educação Popular circulante nesse importante Movimento Social. Analisa os discursos dos sujeitos da pesquisa como forma de revelar inúmeras as carências que se estabelecem na dinâmica de luta dos Sem-teto por moradia digna e que se incorporam às suas lutas, constituindo elementos dos seus pensamentos e práticas. Revelou-se a importância de ampliar o conceito de Educação Popular para uma Educação Popular Voluntária baseada em contribuições individuais de sujeitos movidos pelo “espírito voluntário” a se somarem às outras práticas educativas tradicionais, tendo sido proposto, para este fim, o eduKit, na forma de uma plataforma virtual colaborativa.
Downloads
Referências
BRITO, Francisco J O. Análise crítica da cartografia: potencialidades do uso de mapas na contemporaneidade. UNEB/PPGEDUC: Tese de Doutorado em Educação e Contemporaneidade, 2013.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes,1994.
LEFEBVRE, Henri. Espaço e política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008b.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. 7ª reimp.São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
______, Milton. Por uma outra globalização. 19ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2010.