MULHERES EM PAUTA: UM ESTUDO DA ARTE SOBRE AS MULHERES ENQUANTO SUJEITOS HISTÓRICOS

Autores

  • TATIANE DA SILVA SALES Universidade Federal do Maranhão Campus Codó
  • MARIA ALDA PINTO SOARES Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.6603

Palavras-chave:

Mulheres, Historiografia, Educação

Resumo

A partir da década de 1970, quando a historiografia passou a considerar escritos sobre as mulheres com validade para a História nacional, a situação das mulheres na sociedade brasileira passou a ser alvo de estudos, valendo-se, para isso, de variados caminhos, dentre eles: o movimento feminista, diálogo com novos conceitos, ampliação da noção do que é história e seus objetos de estudo e, juntamente a isso, a ampliação da noção de fonte. Estes trabalhos inauguraram uma nova fase da historiografia brasileira, constituindo fontes históricas e alicerces acadêmicos de fundamental importância para quem almeja pesquisar dentro da temática. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo da arte em cenário nacional brasileiro, dedicando um espaço para a produção e contribuição maranhense, sobre as mulheres enquanto sujeitos históricos, repensando suas ações e percebendo-as enquanto sujeitos históricos com seus “poderes” e “saberes”. Para a sua concretização, foram realizadas pesquisas bibliográficas nos bancos de teses e dissertações de Programas de Pós-Graduação em Educação e História, bem como consultas às bibliotecas físicas e virtuais em busca de livros, artigos e monografias que abordassem a temática em questão. Como resultados, colheram-se respeitáveis pesquisas, a exemplo as de Mary Del Priore (2006) e de Elisabeth Sousa Abrantes (2010). Observou-se que, quase todos os trabalhos citados acima foram escritos por mulheres, contribuindo para a formação de guetos acadêmicos na produção sobre mulheres e relações de gênero, mas, sobretudo, apresentando o sujeito mulher em grande diversidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

TATIANE DA SILVA SALES, Universidade Federal do Maranhão Campus Codó

Doutora em História Social, Professora da Universidade Federal do Maranhão Campus Codó.

MARIA ALDA PINTO SOARES, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí, Mestranda em Educação.
 

Referências

ABRANTES, Elizabeth Sousa. O Dote é a Moça Educada: mulher, dote e instrução em São Luís na Primeira República. São Luís: EDUEMA, 2012.

_________________________ (Org.). Fazendo Gênero no Maranhão. São Luís: Editora UEMA, 2010.

__________________________ (Org.) Mulher e República no Maranhão. São Luís:EDUEMA, 2015.

ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e Educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora Unesp, 1998.

BARBOSA, Anderson Carlos Elias. O Instituto Paraense de Educandos Artífices e a Morigerância dos Meninos Desvalidos na Belém da Belle Époque. (Dissertação) Mestrado em Educação. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências e Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2011.

BASSANEZZI, Carla; PEDRO, Joana Maria (Org.). Nova História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.

BESSE, Susan. Modernizando a desigualdade: reestruturação da Ideologia de Gênero no Brasil (1914-1940). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

BEZERRA NETO, José Maia. O “Asylo lindo e protetor”: práticas e representações sociais sobre educação feminina – Belém (1870- 1888). In: ALVARES, Maria Luíza Miranda; D´INCAO, Maria Ângela (Org.). A Mulher Existe? Uma contribuição ao estudo da mulher e gênero na Amazônia. Belém: GEPEM/GOELDI, 1995.

BLAY, Eva Alterman; LANG, Alice Beatriz da Silva Gordo. Mulheres na USP: horizontes que se abrem. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, USP, 2004.

BORGES, Vavy Pacheco. Anos trinta e política: história e historiografia. In: FREITAS, Marcos Cezar de. Historiografia Brasileira em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2014,p.159-182.

CAMPOS, Marize Helena de. Senhoras Donas: economia, povoamento e vida material em terras maranhenses (1755-1822). São Luís, Café e Lápis, FAPEMA, 2011.

CARDOSO, Elizangela Barbosa. Múltiplas e Singulares: história e memória de estudantes universitárias em Teresina (1930-1970). Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2003.

CORREA, Mariza. Repensando a Família Patriarcal Brasileira. In: ALMEIDA, Angela (Org.). Colcha de Retalhos: estudos sobre a família no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1982,p. 13-34.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Nos fios da trama: quem é essa mulher? Cotidiano e trabalho do operariado feminino em São Luís na virada do século XIX. São Luís: EDUFMA,2006.

ENGEL, Magali. “Meretrizes e Doutores: saber médico e prostituição no Rio de Janeiro”, São Paulo, Braziliense, 1991.

ESTEVES, Martha de Abreu. Meninas Perdidas: os populares e o cotidiano do amor no Rio de Janeiro da Belle Époque. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

FARIA, Regina; MONTENEGRO, Antonio (Orgs.). Memória de Professores: Histórias da UFMA e outras histórias. São Luís: Fundação Sousândrade, UFMA/CNPQ, 2005.

FREIRE, Maria Martha de Luna. Mulheres, mães e médicos: discurso maternalista no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

GRAHAM, Sandra Lauderdale. Caetana Diz Não: história de mulheres da sociedade escravista brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

HAHNER, June. A Mulher no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

LEITE, Miriam Moreira. A Condição Feminina no Rio de Janeiro: século XIX. São Paulo: Editora Hucitec Inl, 1984.

LOBATO, Maria José. Educação Feminina no Maranhão: o redefinir de uma instituição. São Luís, FAPEMA, 2013.

MACEDO, Iole Vanin. As Damas de Branco na Biomedicina Baiana (1878-1949): médicas, farmacêuticas e odontólogas. (Tese) Doutorado em História, Salvador, Universidade Federal da Bahia, 2008.

MATOS, Maria Izilda; BORELLI, Andrea. Espaço Feminino no Mercado Produtivo. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Orgs.). Nova História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012, p. 126-147.

MOTTA, Diomar das Graças. As mulheres professoras na política educacional no Maranhão. Niterói: Editora da Niterói, 2003.

NAZZARI, Muriel. O Desaparecimento do Dote: mulheres, família e mudança social em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

PASSOS, Elizete. Palcos e Platéias: as representações de gênero na Faculdade de Filosofia. Salvador: UFBA, Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, 1999.

PERROT, Michelle. Mulheres Públicas. São Paulo: Editora Unesp, 1990.

PIMENTEL, Glaybe Antonio Souza. Processos de Subjetivação, Poder Disciplinar e Trabalho Docente no Grupo Escolar Professor Manoel Antonio de Castro (1940 - 1970).(Dissertação) Mestrado em Educação). Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências e Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2012.

PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Orgs.). Nova História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.

PRIORE, Mary Del. (Org.). História das Mulheres no Brasil. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

RAGO, Margareth. Do Cabaré ao Lar: a utopia da cidade disciplinar, Brasil, 1890-1930. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1985.

REIS, Maria Cândida Delgado. Tessitura de Destinos: mulher e educação. São Paulo 1910/20/30. São Paulo: EDUC, 1993.

RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas. A Tradução da Tradição em Práticas Curriculares no Colégio Estadual Paes de Carvalho. (Tese) Doutorado, Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências e Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2013.

SABINO, Elianne Barreto. A Assistência e a Educação de Meninas Desvalidas no Colégio Nossa Senhora do Amparo na Província do Grão-Pará (1860-1890). (Dissertação)

Mestrado em Educação. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências e Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2012.

SAFFIOTI, Heleieth. A Mulher na Sociedade de Classes: mito e realidade. Petrópolis: Vozes, 1976.

SALES, Tatiane da Silva. EDUCAÇÃO PARA O LAR: instrução e condição social feminina em São Luís (1900-1920). [Monografia] Universidade Estadual do Maranhão,UEMA, São Luís, 2007.

________. BRECHAS PARA A EMANCIPAÇÃO: usos instrução e educação feminina em São Luís na Primeira República. [Dissertação] Universidade Federal da Bahia, UFBA,Salvador, 2010.

________. Graduandas Da Ilha: um estudo sobre a presença feminina nos cursos de Farmácia, Odontologia e Direito em São Luís/MA (1940-1970). [Tese] Univesidade Federal do Pará, UFPA, Belém, 2017.

SAMARA, Eni de Mesquita. As Mulheres, O Poder e A Família: São Paulo – século XIX. São Paulo: Editora Marco Zero, 1980.

_______________________. Conferência: A Família no Brasil: história e historiografia. História Revista, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 07-21, jul-dez. 1997.

SLENES, Robert. Na Senzala uma Flor: esperanças e recordações na formação da família escrava – Brasil, Sudeste, século XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

SOIHET, Rachel. Condição Feminina e Formas de Violência: mulheres pobres e ordem urbana, 1890-1920. Forense Universitária, 1989.

SOARES, Maria Alda Pinto. Pelas mãos femininas: memórias da educação codoense (1950 a 1980). – Codó, 2015.

TOURINHO, Mary Angélica. As normalistas nas duas primeiras décadas do século XX em São Luís do Maranhão: entre o discurso da ordem e subversão nas práticas.(Dissertação) Mestrado em Educação – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2008.

VAINFAS, Ronaldo. História Cultural e Historiografia brasileira. Revista História: questões e debates, Curitiba, n.50, jan/jun. 2009, Editora UFPR, p. 175-216.

VAITSMAN, Jeni. Flexíveis e Plurais: identidade, casamento e família em circunstâncias pós-modernas. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

VOSNE, Ana Paula. Um Lar em Terra Estranha: a casa da estudante universitária de Curitiba e o processo de individualização feminina nas décadas de 1950 e 1960.Curitiba: Editora UFPR, 2012.

WOLF, Cristina Scheibe. Mulheres da Floresta: uma história – Alto Juruá – Acre (1890 - 1945). São Paulo: Huicitec, 1999.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

DA SILVA SALES, T. ., & PINTO SOARES, M. A. . (2018). MULHERES EM PAUTA: UM ESTUDO DA ARTE SOBRE AS MULHERES ENQUANTO SUJEITOS HISTÓRICOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 158-183. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.6603

Edição

Seção

Artigos