A RETIFICAÇÃO DE ERROS E O PROBLEMA DA VERDADE NA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD

Autores

  • GUILHERME AUGUSTO REZENDE LEMOS Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7659

Palavras-chave:

Verdade, Bachelard, didática

Resumo

Em tempos quando projetos como o Escola sem partido, que pretende submeter a ciência à moral; ou teses como o Terra plana, recentemente reconhecida pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul; ou ainda a do Criacionismo, em equivocada oposição ao Evolucionismo, ganham força no atual cenário político e econômico brasileiro; o tema da “verdade” ganha grande importância no debate acerca do valor das Ciências. Mesmo que as pedagogias de ensino fundamental necessitem de transposição didática ou de recontextualização, ainda assim é preciso compreender o que é próprio das ciências diferentemente do senso comum. Por vezes é preciso retroceder no tempo, como quem busca a ponta de um fio perdido que nos reconduza a algum lugar mais plausível. O presente artigo pretende-se uma contribuição para a compreensão do problema da verdade científica a partir do pensamento epistemológico de Gaston Bachelard que, conforme José Carlos Libâneo (2012, p.53), tem exercido forte influência nos estudos que articulam didática e epistemologia.

Downloads

Biografia do Autor

GUILHERME AUGUSTO REZENDE LEMOS, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, desenvolve pesquisas pós-estruturais no campo da Didática e do Currículo. Tem como campos de estudo a filosofia, a educação (currículo e didática) e a cultura. Pesquisador APQ 1 FAPERJ. SubCoordenador da linha de pesquisa Currículo, cultura e diferença, liderada por Elizabeth Fernandes de Macedo.   

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

ARISTÓTELES. Metafísica. Livro l. In: Colecáo Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

______. Metafísica. Edição trilingue: grego, latim, espanhol por Valentín García Yebra.Madrid: Gredos, 1990.

BACHELARD, G. Essai sur la connaissance approchée. 4.ed. Paris: J.Vrin, 1973.

______. Le nouvel esprit scientifigue. 1ª. ed. Paris: PUF, 1934.

______. La formation de l'esprit scientifique. 1ª. ed. París: J.Vrin, 1938.

______. La philosophie du non: essai d'une philosophie du nouvel esprit scientifique. 1 ª. ed.París: PUF, 1940.

______. Le racionalisme appliqué. 1ª. ed. París: PUF, 1949.

______. L'activité racionaliste de la physique contemporaine. 1ª. ed. Paris: PUF, 1951.

______. Le materialisme rationnel. 1ª. ed. Paris: PUF, 1952.

______. Bachelard: épistemologie. Org: Danielle Lecourt. 1971. 1 ª. ed. París: PUF, 1971.

______. L'engagement racionaliste. (coletânea póstuma de textos) 1ª. ed. Paris: PUF, 1972.

BULCÁO, M. O racionalismo·da ciência contemporânea: uma análise da Epistemologia de Gaston Bachelard. Rio de Janeiro: Antares, 1981.

______. Brunschvicg e os filósofos: a constituição do idealismo crítico. In: Temas e Textos.Série Filosofia. nº 7, 1993. Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ, 1993.

CESAR, C.M. Bachelard: Ciência e Poesia. São Paulo: Paulinas, 1989. Ciência e lmaginário/Centre de Recherche sur l'imaginaire. Traducáo de lvo Martinazzo. Brasília: Ed.UnB, 1994.

LACROIX, J.; CANGULHEM, G.; HIPPOLITE, J.; AMBACHER, M.; MARTIN, R.;DENIS, A.M. Introducción a Bachelard. Buenos Aires: Calden, 1973.

LIBÂNEO, J. C. Ensinar a aprender. Aprender a ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática. In: Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. Org.LIBÂNEO, J. C. & ALVES, N. São Paulo: Cortez, 2012. PP 35-60.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

REZENDE LEMOS, G. A. . (2018). A RETIFICAÇÃO DE ERROS E O PROBLEMA DA VERDADE NA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 138–157. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7659

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.