USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVANO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i45.9868Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Ensino Superior, Mapas Cognitivos, AplicativosResumo
Este artigo apresenta o uso de aplicativos como recursos facilitadores na construção de mapas cognitivos. Fundamentado em pesquisa bibliográfica e com suporte em casos praticados em disciplinas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), verificando as contribuições que os aplicativos de construção de mapas cognitivos podem trazer para o ensino superior. Discute a importância desse recurso como estratégia didática com a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), a partir da aplicação nas aulas do ensino superior e do perfil do professor contemporâneo para atuar frentes as diversas mudanças introduzidas pelas novas metodologias, levando o aluno para o centro do processo de aprendizagem. Nesse sentido, aplicativos permitem utilizar estratégia didática para desenvolver mapeamento cognitivo que permita ao usuário, capturar, desenvolver e compartilhar visualmente suas ideias e criações, ilustrando conceitos a partir da leitura dos textos através da estrutura do mapa, contribuindo para a aprendizagem significativa e escrita colaborativa dos alunos. Este recurso contribui para uma aprendizagem ativa, fortalecendo a autonomia do aluno, poderá também, trazendo para professores diversas possibilidades de aplicação desses recursos em sala de aula, presencial, híbrida ou online.
Downloads
Referências
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodología ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
CASTRO, Milagros C. La herramienta Cmap tools mejora el aprendizaje colaborativo em el aula virtual U5MP. Panamá: Virtual Educa, 2012.
COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
COSTA, Cleide J.; PINTO, Anamelea C. Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação. Maceió: Edufal, 2017.
DE AQUINO, Carlos T. Como aprender: andragogia e habilidades de aprendizagem. 1 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
DEBALD, Blasius. Plano de aprendizagem: inovação no planejamento docente. In: DEBALD, Blasius (Org.). Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Porto Alegre: Penso, 2020. p. 66-75.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina C. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
KNOWLES, M. S.; HOLTON III, E. F.; SWANSON, R. A. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Rio de Janeiro: Campus, 2009.
MASETTO, Marcos T. Competência pedagógica do professor universitário. Revista Conjectura, v.16, n.3, set-dez, 2011. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/download/1267/891. Acesso em 10 jan 2020.