USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVANO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i45.9868

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Ensino Superior, Mapas Cognitivos, Aplicativos

Resumo

Este artigo apresenta o uso de aplicativos como recursos facilitadores na construção de mapas cognitivos. Fundamentado em pesquisa bibliográfica e com suporte em casos praticados em disciplinas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), verificando as contribuições que os aplicativos de construção de mapas cognitivos podem trazer para o ensino superior. Discute a importância desse recurso como estratégia didática com a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), a partir da aplicação nas aulas do ensino superior e do perfil do professor contemporâneo para atuar frentes as diversas mudanças introduzidas pelas novas metodologias, levando o aluno para o centro do processo de aprendizagem. Nesse sentido, aplicativos permitem utilizar estratégia didática para desenvolver mapeamento cognitivo que permita ao usuário, capturar, desenvolver e compartilhar visualmente suas ideias e criações, ilustrando conceitos a partir da leitura dos textos através da estrutura do mapa, contribuindo para a aprendizagem significativa e escrita colaborativa dos alunos. Este recurso contribui para uma aprendizagem ativa, fortalecendo a autonomia do aluno, poderá também, trazendo para professores diversas possibilidades de aplicação desses recursos em sala de aula, presencial, híbrida ou online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DOUGLAS VIEIRA DE ALMEIDA, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

LÍLLIAN FRANCIELE SILVA FERREIRA, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodología ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

CASTRO, Milagros C. La herramienta Cmap tools mejora el aprendizaje colaborativo em el aula virtual U5MP. Panamá: Virtual Educa, 2012.

COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

COSTA, Cleide J.; PINTO, Anamelea C. Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação. Maceió: Edufal, 2017.

DE AQUINO, Carlos T. Como aprender: andragogia e habilidades de aprendizagem. 1 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

DEBALD, Blasius. Plano de aprendizagem: inovação no planejamento docente. In: DEBALD, Blasius (Org.). Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Porto Alegre: Penso, 2020. p. 66-75.

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina C. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

KNOWLES, M. S.; HOLTON III, E. F.; SWANSON, R. A. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

MASETTO, Marcos T. Competência pedagógica do professor universitário. Revista Conjectura, v.16, n.3, set-dez, 2011. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/download/1267/891. Acesso em 10 jan 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

VIEIRA DE ALMEIDA, D. ., MERCADO, L. P. L. ., & SILVA FERREIRA, L. F. . (2020). USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVANO ENSINO SUPERIOR. Linguagens, Educação E Sociedade, (45), 70-90. https://doi.org/10.26694/les.v0i45.9868

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.