A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA Universidad Federal de Río Grande del Norte
  • MARIA DA GLÓRIA CARVALHO MOURA Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8242

Palavras-chave:

Formação continuada, Políticas educacionais, Prática pedagógica

Resumo

O presente artigo reflete sobre a formação continuada e suas repercussões na prática pedagógica. Utiliza como referencial teórico-metodológico o materialismo históricodialético. Para desenvolvimento do estudo adotou-se uma abordagem qualitativa com base na pesquisa bibliográfica e documental sobre as concepções de formação no contexto das políticas educacionais contemporâneas. Como resultados conclui-se que a formação continuada de professores cria possibilidades de ressignificação da prática docente e espaços de fortalecimento da relação teoria e prática.

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Biografia do Autor

FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA, Universidad Federal de Río Grande del Norte

Doutora em Educação Brasileira pela UFRN. Professora do Departamento de Educação II e do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE/UFMA, vice coordenadora do grupo de pesquisas Política de Educação Básica e Superior, diretório de pesquisas do CNPQ, Representante da UFMA no Fórum Estadual de Educação, e no Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos. Integra o Conselho Editorial da Editora da UFMA – EDUFMA. Editora cientifica da Revista Cadernos de Pesquisa – PPPGI/UFMA. Diretora da Seção Estadual da ANPAE no Maranhão.  

MARIA DA GLÓRIA CARVALHO MOURA, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela UFRN/2006. Professora Associada nível III da Universidade Federal do Piauí. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPI/PPGEd e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formaçãode Profissionais da Educação – NIPPC e do Comitê Gestor Institucional de FormaçãoInicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica – COMFOR. Desenvolve pesquisas na Área de Educação Básica, Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas, atuando nos seguintes temas: Avaliação, Educação de Jovens e Adultos e Educação Integral. 

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

DAS CHAGAS SILVA LIMA, F. ., & CARVALHO MOURA, M. D. G. . (2021). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Linguagens, Educação E Sociedade, 242–258. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8242