O MOVIMENTO NEGRO E A PEDAGOGIA INTERÉTNICA

Autores/as

  • Ana Beatriz Sousa Gomes UFPI

Palabras clave:

Movimento Negro, escolarização, minorais

Resumen

Neste artigo abordaremos sobre a participação de Movimentos Negro na educação escolar, enfatizando as suas contribuições neste processo, especialmente no tocante a Pedagogia Interetnica (Cruz, 1989). Como intervenção pedagógica, este método enfatiza o estudo e a pesquisa do etnocentrismo, preconceito racial, e do racismo transmitidos durante a socialização ou escolarização, indicando medidas educativas de combate destes fenômenos negativos. Consideramos esta proposta teórico-metodológica critica, importante porque desmarcara a escola como espaço de conflitos e construções sociais que envolvem aspectos socioculturais, políticos, econômicos e raciais. Ela enfatiza a totalidade no tratamento das diversidades, como na comunicação sobre as mesmas. Verificamos que a escola necessita prestigiar os valores das minorais sociais, procurando assegurar a construção de uma autentica democracia racial e social.

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Publicado

2022-05-21

Cómo citar

Sousa Gomes, A. B. . (2022). O MOVIMENTO NEGRO E A PEDAGOGIA INTERÉTNICA . Lenguaje, Educación Y Sociedad , (5). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2664

Número

Sección

Artigos

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