LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE LECENCIADOS EM LETRAS/ESPANHOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i44.10404

Palavras-chave:

Educação a distância, Formação docente, Letras Espanhol

Resumo

Objetivou-se compreender as dificuldades e as possibilidades para a formação de professores na modalidade Educação a Distância (EaD) a partir das percepções dos graduandos em Letras/Espanhol, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na cidade de Quixeramobim-CE. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso, foi realizada mediante questionários aplicados junto a cinco alunos do referido curso. Os dados coletados foram averiguados mediante análise de conteúdo, que facultou a formulação de quatro categorias para a discussão dos resultados: expectativas dos estudantes; formação e aprendizagem em EaD; o tutor na formação em EaD; e aspectos positivos e negativos de cursar Espanhol na modalidade EaD. Verificou-se que os estudantes percebiam a modalidade EaD como única possibilidade de cursar o ensino superior, já que nas zonas rurais do interior de Quixeramobim, onde residiam, não havia universidades. A formação em regime semipresencial foi considerada de qualidade, conquanto, prejudicada pela precária estrutura física dos polos, pelo pouco tempo destinado às discussões presenciais e pelo despreparo de alguns professores tutores na língua espanhola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SAMIRA SILVA LEÃO, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Educação pela Faculdade Estácio. Tutora do curso de Letras/Espanhol da Universidade Federal do Ceará (UFC Virtual).

LIA MACHADO FIUZA FIALHO, Universidade Estadual do Ceará

Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO.

FRANCISCA GENIFER ANDRADE DE SOUSA, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE).

Referências

ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, M. S. L. Formação em pesquisa para professores da educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, p. 285, 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/index Acesso em: 10 de out. 2019.

ARAÚJO, R. M. B.; ESTEVES, M. M. F. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121/104 Acesso em: 10 de out. 2019.

BANFIELD, G.; HADUNTZ, H.; MAISURIA, A. The (im)possibility of the intellectual worker inside the neoliberal university. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 3-19, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/110/93 Acesso em: 10 de out. 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98 Acesso em: 21 jan. 2020.

BELLONI, M. L. Educação a Distância. São Paulo: Editora Autores Associados, 2008.

BENTES, R. F. A avaliação do tutor. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo, Pearson, 2009.

CARDOSO, A. C. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 50-70, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113/96 Acesso em: 21 jan. 2020.

CARVALHO, M. J. A liderança na organização escolar: o diretor. Práxis Educacional, v. 8, n. 13, p. 193-209, 2013. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/717>. Acesso em: 11 abr. 2020.

CAVALCANTE FILHO, A.; SALES, V. M. B.; ALVES, F. C. A identidade docente do tutor da educação a distância. Anais... Simpósio Internacional de Educação a Distância 2012 /

Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância 2012, Universidade Federal de São Carlos, 10 a 22 de setembro de 2012.

DIAS, R. A.; LEITE, L. S. Educação a distância: da legislação ao pedagógico. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.

DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 135-148, 2016. Disponível em:<https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105>. Acesso em: 11 abr. 2020.

FIALHO, L. M. F. A vida de jovens infratores privados de liberdade. Fortaleza: UFC,2015.

FIALHO, L. M. F. Assistência à criança e ao adolescente "infrator" no Brasil: brevecontextualização histórica. Fortaleza: EdUECE, 2016.

FLORENCIO, L. R. S; FIALHO, L. M. F; ALMEIDA, N. R. O. Política de Formação de Professores: A ingerência dos Organismos Internacionais no Brasil a partir da década de 1990. Holos, v. 5, p. 303-312, 2017. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5757 Acesso em: 27 mar. 2020.

GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, v. 3, n. 9, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856 Acesso em: 05 mar. 2020.

GONZALEZ, M. Fundamentos da tutoria em Educação a Distância. São Paulo:Avercamp, 2005.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Populacional 2010. 29 de novembro de 2010.

JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação & Formação, v. 4, n. 10, p. 180-194, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848 Acesso em: 10 abr. 2020.

LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 140-153, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118 Acesso em: 21 jan. 2020.

LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, v. 4, n. 12, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126 Acesso em: 05 abr. 2020.

LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, v. 3, n. 8, p. 153-170, 2 maio 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275 Acesso em: 05 abr. 2020.

LIU, T.; LIN, Y.; PAAS, F. Effects of prior knowledge on learning from different compositions of representations in a mobile learning environment. Computers & Education,

[S.l.], v. 72, p. 328-338, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131513003047. Acesso em: 20 jan. 2020.

LOPES, A. L. Legislação e processos educativos: A constituição da escola primária no Piauí (1845 a 1889). Educação & Formação, v. 4, n. 10, p. 50-65, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/866 Acesso em: 21 jan. 2020.

MARTINS, C. A; SANTANA, J. R; FIALHO, L. M. F. Práticas educativas digitais: uma história, uma perspectiva. Fortaleza: Edições UFC, 2014.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso de tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e mediação pedagógica.Campinas: Papirus, 2006.

MEHDIPOUR, Y.; ZEREHKAFI, H. Mobile Learning for Education: Benefits and challenges. International Journal of Computational Engineering Research, [S.l.], v. 3, n.6, p. 93-101, 2013. Disponível em: http://www.ijceronline.com/papers/vol3_issue6/part%203/p03630930100.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

MISKULIN, R. G. S. Mito seis. Es sólo para ciertos temas. In: LÓPEZ, G. A. V.; BRAVO,M. L. R. (Ed.). Diez mitos sobre la educación virtual: una mirada intercultural. Medellín:

Fondo Editorial Universidad, 2012. p. 101-124.

MORAN, J. M. O que é educação a distância. In: Boletim Educação a Distância. Brasília:Ministério da Educação - Secretaria de Educação a Distância, 2002.

MORGADO, J. C. O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 55-64, 2016. Disponível em:

<https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4964/4098>. Acesso em: 07 abr. 2020.

MORORÓ, L. P. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122/105 Acesso em: 10 de out. 2019.

NUNES, V. B. Processo avaliativo de tutores a distância em um curso de Pós-graduação e reflexões sobre mudanças de condutas. 379f. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.

PEREIRA, A.; RIBEIRO, C. S. A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso. Educação & Formação, v. 2, n. 5, p. 95-110, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138 Acesso em: 07 abr. 2020.

PEREZ, M. C. A. Infância e escolarização: discutindo a relação família, escola e as especificidades da infância na escola. Práxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 11-25, mar. 2012.

Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/684 Acesso em: 11 abr. 2020.

PRETI, O. (Org.). Educação a distância: construindo significados. Brasília: Plano, 2000.

REBELO, P. V.; BORGES, G. F. Contributos para o estudo do desenvolvimento do adulto:reflexões em torno da generatividade. Práxis Educacional, v. 5, n. 7, p. 97-114, 2010.

Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/603 Acesso em: 11abr. 2020.

SANTOS, E. L.; CHAPANI, D. T. O horário de atividades complementares como espaço de formação crítica: limites e possibilidades. Práxis Educacional, v. 15, n. 35, p. 490-509, 2019.Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5694 Acesso em: 07 abr. 2020.

SMYTH, E.; HAMEL, T. The history of initial teacher education in Canada: Québec and Ontario. Educação & Formação, v. 1, n. 1, p. 88-109, 2016. Disponível em:

https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/93 Acesso em: 21 jan. 2020.

SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, v. 1, n. 1, p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96 Acesso em: 21 jan. 2020.

VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L. M. F.; LOPES, T. M. R. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, v. 3, n. 8, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278/206 Acesso em: 10 de out. 2019.

XAVIER, A. R.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, V. F. Tecnologias digitais e o ensino de Química: o uso de softwares livres como ferramentas metodológicas. Foro de Educación, n.

, v. 27, p. 289-308, 2019. Disponível em: https://www.forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/617 Acesso em: 18 jan.2020.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

SILVA LEÃO, S. ., MACHADO FIUZA FIALHO, L. ., & ANDRADE DE SOUSA, F. G. . (2020). LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE LECENCIADOS EM LETRAS/ESPANHOL. Linguagens, Educação E Sociedade, (44), 140–158. https://doi.org/10.26694/les.v0i44.10404

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)