O ESFORÇO ACADÊMICO DE GRADUANDOS DE CURSO A DISTÂNCIA: A PERSPECTIVA “HEROICA” E AS NECESSIDADES CONVERTIDAS EM VIRTUDES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i44.9691

Palavras-chave:

Esforço acadêmico, Pedagogia, Educação a distância

Resumo

Esse artigo parte da seguinte questão: como graduandos de curso a distância interiorizam e exteriorizam a ideia do esforço acadêmico, considerando a sua posição social no campo da graduação na educação superior pública? Além de analisar tal questão, o artigo também identifica a trajetória familiar e escolar dos graduandos, suas práticas culturais e de lazer e as particularidades da EaD, tendo como eixo a reflexão sobre o esforço acadêmico. Bourdieu é tomado como referencial teórico de análise. A discussão também se relaciona a aspectos da literatura sobre o contexto de acesso, permanência e vivência acadêmica na educação superior (ALMEIDA, 2006; SETTON, 2005; ZAGO, 2006); sobre a EaD (PIMENTA; LOPES, 2014; SILVA; TAVIRA, 2013); sobre o perfil dos estudantes (LOPES, LISNIOWSKI e JESUS, 2012; REIS, 2014; SILVA, 2015); em relação ao esforço acadêmico (ALMEIDA, 2006; NETTO, 2011) e aquisição de um capital cultural não herdado (NOGUEIRA, 1997). O resultado das seis entrevistas semiestruturadas com graduandos, na faixa etária aproximada dos 30 anos a 46 anos de idade, no enfoque metodológico da reflexividade reflexa de Bourdieu (2012), concluiu que os trabalhadores-estudantes abdicam ou tornam menos intensas certas necessidades, a exemplo do sono (necessidade biológica), do tempo de convívio com a família (socioafetivas), sendo que esses elementos vão constituindo parte das virtudes morais desses estudantes pelo sentido prático de dar exemplo para os demais membros da família (ser esforçado é “não ter preguiça”, naturalizando o conceito de esforço), em relação à expectativa de distinção social pela conquista do diploma de uma instituição pública.

Downloads

Biografia do Autor

FERNANDA MIQUELOTTI PEREIRA SERRADOR, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC).

CARLOS LOPES, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia (PUC-SP),Professor Associado da Universidade de Brasília (UnB), integra o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (UnB), atuando na linhade pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC).

Referências

ALMEIDA, Wilson Mesquita de. Esforço contínuo: estudantes com desvantagens socioeconômicas e educacionais na USP. Dissertação (Mestrado em Sociologia). São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, 2006.

ALMEIDA, Ana Maria. Herança Cultural. In: CATANI, A. et al. (Orgs.). Vocabulário: Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, p. 217-219.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 7. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

BORGES, Martha K.; FAGUNDES, Marcia Regiane. A educação a distância na perspectiva dos estudantes: olhares e prospecções. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.17, n. 1, jan. 2009. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/334>. Acesso em: 6 jan. 2017.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983, p. 47- 81.

BOURDIEU, Pierre. O espírito de família. In: BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996, p. 124-135 (Apêndice).

BOURDIEU, Pierre. Espaço social e espaço simbólico. In: BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996b, p. 13-33.

BOURDIEU, Pierre. A economia dos bens simbólicos. BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996c, p. 157- 194.

BOURDIEU, Pierre. O conhecimento pelo corpo. In: BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001ª, p. 157-198.

BOURDIEU, Pierre. O Ser Social, o Tempo e o Sentido da Existência. In: BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001b, p. 253-299.

BOURDIEU, Pierre. Espaço social e poder simbólico. In: BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas: Pierre Bourdieu. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 149-168.

BOURDIEU, Pierre. A escolha do necessário. In: BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007ª, p. 351-370.

BOURDIEU, Pierre. O espaço social e suas transformações. In: BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. 1. Ed. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS:Zouk,2007b, p. 95-151.

BOURDIEU, Pierre. Compreender. In: BOURDIEU, Pierre. (coord.). A Miséria do mundo. 9. Ed. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 693-732.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 9. Ed. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2010.

BOURDIEU, Pierre. Futuro de classe e causalidade do provável. In: NOGUEIRA, M. A.;CATANI, A. (Org.). Escritos da Educação. 14. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p.89-141.

BRITO, Angela Xavier. Trajetória. In: CATANI, A. et al. (Orgs.). Vocabulário: Bourdieu.Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, p. 354-356.

CATANI, A. M. As possibilidades analíticas da noção de campo social. Educ. Soc.,Campinas, v.32, n.114, p.189-202, jan. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v32n114/a12v32n114.pdf>. Acesso em: 2 abr. 2017.

DUVAL, Julien. Distinção (a): crítica social do julgamento. In: CATANI, A. et al. (Orgs.),Vocabulário: Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, p. 148-150.

FONSECA, Ana Maria. In: ALMEIDA, W. USP para todos? Estudantes com desvantagens socioeconômicas e educacionais e fruição da universidade pública. São Paulo:Musa Editora, 2009. (Apresentação). Disponível em: < http://musaeditora.com.br/wpcontent/uploads/2010/03/USP.pdf>. Acesso em: 8 abr. 2017.

LAHIRE, Bernard. Reprodução ou prolongamentos críticos? Educ. Soc., ano XXIII, n. 78, p. 37-55, abri. 2002. Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a04v2378.pdf. Acesso em: 16 mar. 2018.

LOPES, Ruth Gonçalves; LISNIOWSKI, Simone Aparecida; JESUS, Girlene Ribeiro. Políticas públicas de educação superior a distância: um estudo preliminar das causas de

evasão em curso de pedagogia a distância oferecido no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas (PE),Anais eletrônicos...Porto de Galinhas (PE), 2012. Disponível em:<http://www.anped11.uerj.br/35/GT11-2385_int.pdf>. Acesso em 10 jan. 2017.

NETTO, Nicolau Dela. Esforço e ‘vocação’: a produção das disposições para o sucesso escolar entre alunos da Escola Técnica Federal de São Paulo. 251f. 2011.Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2011.

NETTO, Nicolau Dela. Esforçados e “talentosos”: a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, jul./set.2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n3/edur474.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2016.

NEVADO, Rosane Aragón de; MENEZES, Crediné Silva de. Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância: as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo. Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n. 1, p. 105-129, maio 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2012v30n1p105>. Acesso em: 6 jan. 2017.

NOGUEIRA, Maria Alice. Convertidos e Oblatos – um exame da relação classes médias/escola na obra de Pierre Bourdieu. Revista Educação, Sociedade & Cultura, n.7, p.

-129, 1997. Disponível em: < https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC7/7-5-nogueira.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2017.

NOGUEIRA, Claudio Marques Martins. Ação. In: CATANI, A. et al. (Orgs.), Vocabulário: Bourdieu. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, p. 23-25.

ORTIZ, Renato. A procura de uma sociologia da prática. In: ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu: sociologia, 1983, p. 7-29.

PETERS, Otto. Didática do 138nsino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. Trad. Ilson Kayser. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2006.

PIMENTA, Alexandre Marinho; LOPES, Carlos. Habitus professoral na sala de aula virtual. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.30, n.03, p.267-289, jul. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n3/v30n3a12.pdf>. Acesso em: 9 abr. 2016.

REIS, Geraldo A. Jovens e adultos na educação a distância: uma perspectiva disposicionalista. 2014. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação,

Universidade de Brasília, Brasília.

ROMANELLI, Geraldo. O significado da Educação Superior para duas gerações de famílias de camadas médias. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.76, n. 184, p. 445-476, set.1995. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbep/article/viewFile/1100/1074>. Acesso em: 5 ago.2017.

SEIDL, Ernesto. Jogo (Sentido do). In: CATANI, A. et al. (Orgs.), Vocabulário: Bourdieu.Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, p. 241-242.

SETTON, Maria da Graça J. Um novo capital cultural: pré-disposições e disposições à cultura informal nos segmentos com baixa escolaridade. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 77- 105, jan. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v26n90/a04v2690>.Acesso em: 22 ago. 2016.

SILVA, Beatriz H.P. Estudantes do curso de pedagogia a distância (FE/UnB – UAB): das trajetórias às perspectivas de longevidade escolar. 2015. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília.

SILVA, Nunes; TAVIRA, Larissa. Licenciatura na Educação a Distância: focalizando memoriais de professores em formação. Linhas Críticas. Brasília, DF, v. 19, n. 40, p. 543-

, set. 2013. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/1935/193529988004.pdf>.Acesso em: 4 out. 2016.

SOUSA, Carlos Alberto Lopes de. ´Professor, quero ser oprimida!: situação-limite e atoslimites no habitus professoral. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 18, n. 37, p. 551-568, set. 2012.

SOUZA, Jessé. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

SOUZA, Simone; FRANCO, Valdeni; Maria COSTA, Maria Luisa. A educação a distância na ótica discente. Educ. Pesqui, São Paulo, v. 42, n.1, p. 99-113, jan. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v42n1/1517-9702-ep-42-1-0099.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2016.

VIANNEY, João. As representações sociais da educação a distância: uma investigação junto a alunos do ensino superior a distância e a alunos do ensino superior presencial. 2006. 329 f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, maio 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a03v11n32.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

PEREIRA SERRADOR, F. M. ., & LOPES, C. . (2020). O ESFORÇO ACADÊMICO DE GRADUANDOS DE CURSO A DISTÂNCIA: A PERSPECTIVA “HEROICA” E AS NECESSIDADES CONVERTIDAS EM VIRTUDES. Linguagens, Educação E Sociedade, (44), 110–139. https://doi.org/10.26694/les.v0i44.9691

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.