PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOCENTES DIFERENCIADAS: CURRÍCULO EM AÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i44.9172

Palavras-chave:

Currículo, Ensino Fundamental, Formação Docente, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este trabalho partiu da indagação: A escola pública pode colocar em ação as temáticas do currículo oculto, utilizando-se de práticas pedagógicas e docentes diferenciadas? Para tanto, o objetivo foi apresentar uma experiência exitosa de práticas pedagógicas e docentes diferenciadas que desenvolvem o currículo oculto na escola pública. O campo teórico do estudo foi desenvolvido a partir dos conhecimentos sobre currículo e as práticas pedagógicas e docentes. Assim como foi apresentado sob um olhar de pesquisa com abordagem qualitativa na forma descritiva. Este estudo resultou na confecção de uma revista idealizada por professores e alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. O projeto desenvolveu de forma singular a proposta curricular da escola, a fim de minimizar as situações vivenciais de vulnerabilidades a que estavam submetidas aquelas crianças. Formou melhores cidadãos, desenvolvendo com eles uma visão crítica de si, do outro, do meio e do mundo que os cercava, não só intencionando instruí-los para uma competência leitora. Abordou temáticas de valores humanos e alguns aspectos de cuidado biopsicossocial e espiritual com as crianças em sala de aula. Assim, a revista gerou resultados promissores como: motivação pela aprendizagem, formação de vínculos, afetividade, autoestima, identidade, valores humanos, além do desenvolvimento de habilidades e competências específicas para o nível de ensino em particular.

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Biografia do Autor

WIRLA RISANY LIMA CARVALHO, Universidad Federal de Piauí

Doutora em Educação (UFPI). Docente Orientadora no Programa de Residência Pedagógica, Área de Pedagogia, UFPI/CAPES. Chefia do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Ciências da Educação.

MARIA CAROLINA JUNQUEIRA DÓRIA, Universidad Federal de Piauí

Especialista em Educação Infantil. Professora da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Fortaleza.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

LIMA CARVALHO, W. R. ., & JUNQUEIRA DÓRIA, M. C. . (2020). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOCENTES DIFERENCIADAS: CURRÍCULO EM AÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (44), 28–48. https://doi.org/10.26694/les.v0i44.9172

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