ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA: TRABALHANDO COM O GÊNERO TEXTUAL CAUSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2896

Palavras-chave:

Alfabetização, letramento, gênero textual causo.

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo propor e analisar o impacto do uso do gênero textual causo, no processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Esse trabalho foi realizado no ano de 2017, com uma turma de 16 alunos, da classe de alfabetização da EJA, em uma escola municipal do interior do estado de São Paulo. Foram realizados 9 encontros, de 2 horas cada um. Essa experiência permitiu conhecer a subjetividade do aluno jovem, adulto e idoso, e constatar que, embora alfabetização e letramento possuam conceitos diferentes, ambos devem caminhar simultaneamente para atender às exigências do aprendizado. Concluiu-se que o uso de causos facilita o processo de alfabetização na perspectiva do letramento, devido à familiaridade dos alunos com o gênero.

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Biografia do Autor

Isadora Fonseca de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduada em Licenciatura em Pedagogia (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG), Mestranda em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação - UEPG), Professora na Educação Básica.

Paola Andressa Scortegagna, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016). Atualmente é professora do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado) e do Departamento de Pedagogia (Curso de Pedagogia) da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Formadora do Curso de Pedagogia da UEPG, modalidade EAD.  

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

Fonseca de Souza, I. ., & Scortegagna, P. A. . (2022). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA: TRABALHANDO COM O GÊNERO TEXTUAL CAUSO. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(50), 238–280. https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2896

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