PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE UMA PROFESSORA DE SUCESSO: O OLHAR DA CRIANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i46.10664

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Práticas significativas, Crianças

Resumo

Este artigo objetiva analisar práticas significativas de alfabetização e letramento, a partir do olhar de crianças que provêm dos meios populares e estão cursando o 3º ano do ensino fundamental em uma escola pública. Adotou-se uma abordagem qualitativa e dentro desta perspectiva o estudo de caso. Para recolha dos dados, utilizaram-se: desenho infantil conjugado à oralidade, análise de documentos, observação e entrevista. Ao ouvir as crianças deste estudo, foi possível saber como vivenciam o processo de alfabetização e letramento e o que tem sido significativo para elas no ensino de seus professores. Dentre as práticas exitosas destacaram se a diversidade de metodologias para trabalhar os diferentes tipos de leitura, sendo a compartilhada, a individual, a contação de história as mais recorrentes. Evidenciaram-se as práticas de escrita espontânea e de livre expressão e o trabalho com a diversidade de gêneros textuais. No decorrer da pesquisa, por meio da observação e da construção do memorial reflexivo de uma professora alfabetizadora de sucesso, perceberam-se como se deu o processo de formação e de atuação dessa professora a partir de elementos de sua história de vida, do seu percurso escolar, das relações com os pares e saberes adquiridos na carreira profissional. Por fim, espera-se que os relatos e reflexões teóricas aqui apresentadas sobre o processo de alfabetização e letramento a partir de diferentes óticas, possam mobilizar e subsidiar os interessados pela temática, principalmente professores alfabetizadores, a continuarem a investigação e o registro de práticas significativas de alfabetização e letramento com crianças dos meios populares.

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Biografia do Autor

SÔNIA MARIA ALVES DE OLIVEIRA REIS, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XII, onde atua na graduação e nos cursos de especialização lato sensu. É professora externa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB), coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

MAGNA MELO VIANA, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XII, Guanambi/BA. Professora da rede pública Municipal de Guanambi, especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII, B om Jesus da Lapa/BA. Preceptora do Programa de Residência Pedagógica (Bolsista Capes). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS).

TATYANNE GOMES MARQUES, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XII, onde atua na graduação e nos cursos de especialização lato sensu. É Coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia e pesquisadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPQ).

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Publicado

2020-03-16

Como Citar

DE OLIVEIRA REIS, S. M. A. ., MELO VIANA, M. ., & GOMES MARQUES, T. . (2020). PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE UMA PROFESSORA DE SUCESSO: O OLHAR DA CRIANÇA. Linguagens, Educação E Sociedade, (46), 06–37. https://doi.org/10.26694/les.v0i46.10664

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