HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DE ALAGOAS: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE EM CONTEXTOS SITUADOS

Autores

  • MARILZA PAVEZI Universidade Federal de Alagoas
  • JEFFERSON MAINARDES Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8248

Palavras-chave:

Educação Especial, Alagoas, Políticas educacionais

Resumo

O artigo apresenta a história das políticas de Educação Especial no Estado de Alagoas, com ênfase ao contexto social particular no qual essas políticas têm sido colocadas em ação. Esta análise integra uma pesquisa mais ampla sobre a Política de Educação Especial no estado de Alagoas. Conclui-se que a presença do Estado tem sido reduzida no que se refere à garantia das condições mínimas para a atuação das políticas de Educação Especial no Estado de Alagoas, resultando na oferta educacional inadequada do ponto de vista da legislação e limitada do ponto de vista da garantia do acesso dos alunos público-alvo da Educação Especial ao ensino comum e ao Atendimento Educacional Especializado, bem como uma formação incipiente dos agentes envolvidos no processo da Educação Inclusiva.

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Biografia do Autor

MARILZA PAVEZI, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão (UFAL). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).  

JEFFERSON MAINARDES, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutor em Educação pelo Institute  of Education – University of London. 

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

PAVEZI, M. ., & MAINARDES, J. . (2019). HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DE ALAGOAS: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE EM CONTEXTOS SITUADOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 477–496. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8248

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