RELAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADES NAS LETRAS DE MÚSICA: O QUE NOS DIZEM OS/AS DISCENTES?

Autores

  • JOSEVAL DOS REIS MIRANDA Universidade Federal da Paraíba
  • ALYSSON COSTA FEIJÓ DA SILVA Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8488

Palavras-chave:

Relação de gênero e sexualidades, Língua Portuguesa, Gênero textual, Letra de música

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar como as músicas ouvidas pelos/as alunos/as dos Anos Finais do Ensino Fundamental influenciam sua compreensão sobre as relações de gênero e sexualidades. As referências teóricas se constituíram a partir de três eixos: Relação de gênero e sexualidades, fundamentado nos estudos de Louro (1997; 2007), Carvalho e Rabay (2015), Bourdieu (2012); Os gêneros discursivos/textuais fundamentados em Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2012), Cavalcante (2016); e Letra de música, fundamentado com Tatit (1997; 2002; 2004), Silva; Borges (2014). Os três eixos também receberam contribuição de documentos oficiais como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – língua portuguesa e apresentação dos temas transversais (1998a; 1998b). A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, baseada em pesquisa participante, fazendo uso de instrumentos de geração de dados como: observação participante, roda de conversa e questionário. A análise dos dados gerados ocorreu por meio da Análise do Discurso de acordo com os estudos de Maingueneau. Foram participantes da pesquisa dezessete estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental: nove estudantes do sexo feminino, sete do masculino e um estudante que designou-se “neutro”. Os participantes estavam regularmente matriculados/as em uma escola pública municipal da cidade de Pedras de Fogo – PB. O resultado da análise de dados revelou que o processo educacional e cultural baseado nos princípios androcêntricos se mostrou muito forte nas concepções sobre sexualidades, sobretudo  o que se refere às relações de gênero e nos alunos e alunas da turma participante.

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Biografia do Autor

JOSEVAL DOS REIS MIRANDA, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Departamento de Metodologia da Educação e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UFPB, na unidade Mamanguape, Campus IV- Litoral Norte.

ALYSSON COSTA FEIJÓ DA SILVA, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - PROFLETRAS. Graduado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Língua, Língua e Literatura pela CINTEP/PB. Professor nas escolas públicas Colégio Municipal Waldecyr Cavalcanti de Araújo Pereira (Pedras de Fogo-PB) e Colégio Municipal Prof. Nivaldo Xavier de Araújo (Itambé-PE).

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

DOS REIS MIRANDA, J. ., & COSTA FEIJÓ DA SILVA, A. . (2019). RELAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADES NAS LETRAS DE MÚSICA: O QUE NOS DIZEM OS/AS DISCENTES?. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 576–603. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8488

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