O MÉTODO AUTOBIOGRÁFICO E SUA DIMENSÃO FORMATIVA NA PESQUISA SOBRE ALFABETIZAÇÃO EM CLASSES MULTISSERIADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5338

Palavras-chave:

Alfabetização, Classes Multisseriadas, Escolas do Campo, Método autobiográfico

Resumo

A presente pesquisa tem por objeto de estudo: o método autobiográfico como elemento de formação no processo de alfabetização em classes multisseriadas. Parte da seguinte questão-problema: Como se caracterizam suas rotinas na alfabetização de crianças em classe multisseriada na escola do campo? Tem por objetivo: caracterizar as rotinas de alfabetização em classes multisseriadas em escolas do campo. A pesquisa fundamenta-se na concepção de alfabetização em classes multisseriadas como uma modalidade educacional marcada por singularidades inerentes à identidade e à cultura dos povos do campo. Sobre as classes multisseriadas, entende   que são contextos que oferecem a primeira etapa do ensino fundamental (1º ao 5º ano), em um  espaço único de aprendizagem, para atendimento de alunos que se encontram em diferentes séries ou anos escolares. No que concerne aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo orientado pelos princípios do método autobiográfico, consolidado por meio da pesquisa narrativa, conforme as proposições de Dominicé (1988) e Ferraroti (2010). A produção das narrativas ocorreu por meio de entrevistas narrativas a partir dos pressupostos de Schultze (1992). Participaram da pesquisa, (03) três alfabetizadoras que atuam em uma escola de classes multisseriadas, de uma escola do campo, da  rede municipal de ensino da cidade de Caxias/MA (locus da investigação). O método autobiográfico nesse estudo, considera a dimensão do reconhecimento da subjetividade das professoras alfabetizadoras e suas contribuições no processo educacional de crianças residentes no campo ao longo do tempo.

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Biografia do Autor

Dilmar Rodriges Silva Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Doutorando em Educação/PPGEd/UFPI. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em
Educação- PPGed/ da Universidade Federal do Piauí- UFPI, na Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas da Docência. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Professor Substituto da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Supervisor Escolar Efetivo da Rede Municipal de Codó- MA. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2301-3096. E-mail: dilmar.jrcxs93@outlook.com.

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora Adjunta IV, do Departamento de Educação e PPGE/PPGHIST da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Maria Divina Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1998). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Professora Titular da Universidade Federal do Piauí – UFPI

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Publicado

2024-05-06

Como Citar

Silva Júnior, D. R., Nascimento, F.-L. S. C. do ., & Lima, M. D. F. (2024). O MÉTODO AUTOBIOGRÁFICO E SUA DIMENSÃO FORMATIVA NA PESQUISA SOBRE ALFABETIZAÇÃO EM CLASSES MULTISSERIADAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5338

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