SIGNIFICÂNCIAS BRINCANTES EM CONTEXTOS MULTILINGUES: O BRINCAR NUM CENÁRIO DE PLURALIDADE LINGUÍSTICA DE FRONTEIRA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.4932Palavras-chave:
brincar, plurilinguismo, imigração, escola, fronteiraResumo
O seguinte trabalho é resultado de uma pesquisa que buscou identificar e estabelecer a relação entre o brincar e a pluralidade linguística em uma escola periférica, de fronteira, que atende ao público de ensino fundamental do município de Foz do Iguaçu. A escola como espaço de socialização de conhecimentos acolhe sujeitos com comportamentos heterogêneos, plurilíngues e multiculturais, portanto é necessário considerar como esses sujeitos são acolhidos em suas diversidades e identificar possíveis espaços inclusivos relacionados a heterogeneidade do público que integra a região de fronteira. A brincadeira como um dos aspectos relacionados à infância torna-se fonte de inesgotável de um mergulho nas relações sociais e linguísticas. A metodologia adotada se baseia em uma pesquisa qualitativa considerando as relações sociais e culturais relacionadas entre o mundo externo e as atividades brincantes entre os sujeitos envolvidos sendo considerados estudantes migrantes ou não que não possuem como primeira língua o português. Os dados foram levantados através da observação das atividades brincantes e das formas de comunicação entre os sujeitos. Como resultado observamos que, mesmo em contexto de fronteira, as instituições de ensino ainda perduram a prática de inserir a língua portuguesa como única fonte de aprendizagem e que entre as crianças a consideração sobre o plurilinguismo não interfere nas relações e nas práticas brincantes Esperamos que o município de Foz de Iguaçu implemente o protocolo de Protocolo de acolhimento de estudantes imigrantes na rede municipal de ensino, articulando as práticas pedagógicas de maneira equitativa diante das diferenças linguísticas contribuindo com a aprendizagem de qualidade e incentivando as relações do brincar de modo multicultural.
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