CEGUEIRA NOSSA DE CADA DIA E TEORIA DA PANÓPTICA: POLÍTICA DE MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4875

Palavras-chave:

Escolas militarizadas;, Educação básica;, Políticas educacionais;, Gestão democrática.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, faz parte das discussões sobre Políticas Públicas Educacionais, com enfoque no processo de transposição de escolas da Educação Básica para o modelo cívico-militar. Trata-se de compreender o crescimento exponencial do número de escolas da Educação Básica que tiveram a gestão escolar transferida para a Polícia Militar da Bahia (PMBA). Nesse sentido, buscou-se como objetivo geral discutir os efeitos da gestão militarizada para a dimensão democrática e participativa destas escolas. A pesquisa está sendo realizada a partir da abordagem qualitativa, empregando o Método Delphi e como referencial analítico a teoria foucaultiana. A recolha dos dados iniciais fornece indícios do caráter burocrático da instituição Polícia Militar repercutindo na dificuldade de acessos a informações fundamentais para o aprofundamento das análises. Nessa perspectiva, consideramos que a gestão democrática não é um caminho pronto, da mesma maneira, é um processo que não ocorrerá espontaneamente, desenrola-se em uma dinâmica de relações de poder.

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Biografia do Autor

Érico José dos Santos , Prefeitura Municipal de Itabuna - Bahia

Mestre em Educação – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Gestor Escolar da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Itabuna-BaHIA (PMI), Itabuna, Bahia, Brasil.  E-mail: ejsjp@hotmail.com.

Gabriela Sousa Rêgo Pimentel , Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora Titular e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc), da Universidade do Estado da Bahia. Líder do grupo de pesquisa: Educatio – Políticas Públicas e Gestão da Educação. E-mail: meg.pimentel@uol.com.br

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

José dos Santos , Érico ., & Sousa Rêgo Pimentel , G. (2024). CEGUEIRA NOSSA DE CADA DIA E TEORIA DA PANÓPTICA: POLÍTICA DE MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(56), 1–22. https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4875

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