GESTÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ E O USO DOS RESULTADOS DO PISA

Autores

  • NEMONE DE SOUSA PESSOA Universidad De São Paulo
  • JOVINA DA SILVA Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Gestão Educacional, PISA, Indicadores

Resumo

Este estudo resulta de uma pesquisa que buscou investigar acerca dos resultados do PISA, avaliação comparada, desenvolvida internacionalmente para compreender o processo educativo vigente no Estado, tendo em vista que as avaliações padronizadas em larga escala constituem, na atualidade, forte instrumento para a mobilização de políticas e/ou projetos que vislumbrem melhoria de indicadores educacionais. Objetivou-se, portanto, verificar em que medida os resultados de proficiência dos estudantes avaliados no estado do Piauí por meio da prova do PISA proporcionam mecanismos de conduta para a concretização de propostas educacionais que, de fato, intervenham pedagogicamente nesses indicadores. Para tanto, buscou-se referências em diversas fontes, tais como Soares Neto (2013); INEP (2015); Schwartzman (2006); SAEPI (2013), dentre outras, que mostram a experiência brasileira na promoção desse tipo de avaliação e no uso dos resultados dos testes produzidos por esse sistema educacional em âmbito nacional e local, a partir de seus objetivos declarados. Outrossim, promoveu-se discussão sobre alguns fatores, que eventualmente se estabelecem como aspectos condicionantes para a obtenção de tais indicadores resultantes desses tipos de exames e indica-se alguns modelos que devem ser adotados pela gestão educacional local, de forma a dinamizar os processos de ensino e aprendizagem e, consequentemente, impulsionar o sistema educacional para a melhoria da qualidade social da educação piauiense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

NEMONE DE SOUSA PESSOA, Universidad De São Paulo

Graduada em Matemática (USP); Mestra em Educação (UFRN); Professora da rede pública estadual de ensino do Piauí e de Graduação da Faculdade Santo Agostinho. 

JOVINA DA SILVA, Universidad Federal de Piauí

Graduada em Filosofia (UFPI), Pedagogia (FAEL) e Direito (FSA). Especialista em Avaliação Institucional (UNB) Administração Educacional (UECE) e Docência do Ensino Superior (FSA). Mestra em Educação (UFPI) e Professora de Graduação e pós-graduação da FSA.

Referências

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FERNANDES, Claudia de O. (Org.). Avaliação das aprendizagens: sua relação com o papel social da escola. São Paulo: Cortez, 2015.

GEM, Varkey. Índice Global de Status de Professores. Disponível em: < https://www.varkeyfoundation.org/sites/default/files/documents/2013GlobalTeacherStatusIndex.pdf >. Acesso em: 23 jun. 2015.

INEP, provinhabrasil. Disponível em: < www.inep.gov.br >. Acesso em: 15 mai. 2015.

INEP, Dados entrevistas diretores e professores Prova Brasil (2011). Disponível em: < http://www.qedu.org.br/estado/118-piaui/pessoas >. Acesso em: 06 abr. 2015.

MIZIARA, Leni Aparecida Souto; RIBEIRO, Ricardo; BEZERRA, Giovani Ferreira. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 95, n. 241, p. 609-635, Brasília, set/dez 2014.

OCDE. About Pisa. Disponível em: < http://www.oecd.org/pisa/aboutpisa/ >. Acesso em: 26 fev.2015.

PENIN, Sônia; MARTÍNEZ, Miguel. Profissão docente: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2009.

RADAR: Tecnologia, Produção e Comércio exterior. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infra-estrutura. 32. ed. Brasília : Ipea, 2014.

SCHWARTZMAN, Simon. Educação e pobreza na América Latina. Cadernos Adenauer VII (2006), nº 2. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, junho 2006.

SOARES NETO, Joaquim J. et all. Uma Escala para medir a infraestrutura escolar. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 24, n. 54, p. 78-99, jan./abr. 2013. Disponível em: < http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1786/1786.pdf >. Acesso em: 22 jun. 2015.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

DE SOUSA PESSOA, N. ., & DA SILVA, J. . (2017). GESTÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ E O USO DOS RESULTADOS DO PISA. Linguagens, Educação E Sociedade, (36), 82-103. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1221

Edição

Seção

Artigos