A PRÁTICA DOS ORIENTADORES PEDAGÓGICOS EM QUEIMADOS (RJ) NA PERSPECTIVA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i44.10159

Palavras-chave:

Orientador pedagógico, Gestão democrática, Gestão escolar

Resumo

O presente artigo aborda a atuação dos orientadores pedagógicos da rede municipal de Queimados (RJ), na Baixada Fluminense. A partir da análise documental e aplicação de questionários em 2018, buscamos analisar a política acerca da atuação do orientador pedagógico e as percepções destes atores escolares sobre a gestão democrática da escola pública e das suas práticas pedagógicas. O conselho escolar e o projeto político pedagógico são indicados como principais mecanismos de gestão democrática. Por outro lado, apontam um descrédito neste colegiado devido às práticas procedimentalistas e as ações de elaboração e avaliação do projeto político pedagógico sem participação da comunidade escolar. Indicam uma demanda de atividades burocráticas, uma vez que o que acontece na escola torna-se pedagógico e, por isso, de atribuição do orientador pedagógico, o que leva a um afastamento do trabalho pedagógico cotidiano. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

BETHANIA BITTENCOUR, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DANIELA PATTI DO AMARAL, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ – Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ – Coordenadora do GESED – Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais.

Referências

AMARAL, D. P. Mérito, desempenho e participação nos planos municipais de educação: sentidos da gestão democrática. Revista on line de Política e Gestão Educacional. v. 20, n.03, p. 385- 404, 2016

BALL, S. Education Reform. What is Policy? Texts, trajectories and toolboxes OpenUniversity Press. USA, 1994.

BALL, S.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas. Atuação emescolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG. 2016.

BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming education and changing schools. Casesstudies in policy sociology. The police process and the processes of policy. London:

Routledge, 1992.

BRASIL. Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm.Acesso em março/2018.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez. 2012.

FERNÁNDEZ, S. J. Projeto político-pedagógico e cotidiano escolar: retrospectivas,deslocamentos e possibilidades. In: AMARAL, D. P. (Org.) Gestão escolar pública:

desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Fundação Vale, UNESCO, 2015. p. 41- 56.

FERNÁNDEZ, S. J. Modelos de planejamento e projeto político-pedagógico na escola pública. In: MOEHLECKE, S.; AMARAL, D. P.; FERNÁNDEZ, S. J. (Orgs.). História,

políticas e experiências de gestão escolar: o lugar da orientação pedagógica nos sistemas de ensino do Rio de Janeiro. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 64-84.

GATTI, B. A. (org.). O cenário da profissão docente no Brasil. In: Professores do Brasil:impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. p. 15-36.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva. 13ª ed. 2017.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos para quê? São Paulo: Cortez, 2010.

LIMA, L. A escola como organização educativa. São Paulo: Cortez, 2003.

LIMA, L. A gestão democrática das escolas: do autogoverno à ascensão de uma pósdemocracia gestionária? Educ. Soc., v. 15, n. 129, p. 1067-1083, 2014.

LIMA, L. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista.v. 34, n. 68, p. 15-28, 2018.

LIMA, P. G.; ARANDA, M. A.; LIMA, A. B. Políticas educacionais, participação e gestão democrática da escola na contemporaneidade. In: LIMA, P. G. Temas em Políticas e Gestão da Educação. Dourados: Editora UFGD, 2013. p. 25-44.

MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. A abordagem do ciclo de políticas como epistemetodologia: usos no Brasil e contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. (orgs.). Estudos epistemológicos no campo de pesquisa em política educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. XXXX MOEHLECKE, S. O coordenador pedagógico nos sistemas de ensino do Rio de Janeiro: uma nova aposta na gestão das escolas? RBPAE. v. 33, n. 1, p. 223 - 239, 2017.

MOEHLECKE, S. A orientação pedagógica na gestão escolar no Brasil: histórias e debates atuais. In: MOEHLECKE, S.; AMARAL, D. P.; FERNÁNDEZ, S. J. (Orgs.). História,

políticas e experiências de gestão escolar: o lugar da orientação pedagógica nos sistemas de ensino do Rio de Janeiro. Curitiba: Editora CRV, 2017a. p. XXXXX QUEIMADOS. Lei n° 169 de 17 de fevereiro de 1995. Estabelece o Estatuto do Magistério Público Municipal de Queimados. Disponível em: <http://www.queimados.rj.gov.br/leis.asp> Acesso em março/ 2018.

QUEIMADOS. Edital de concurso n° 030/CEPUERJ/2012. Disponível em: < https://www.cepuerj.uerj.br/App_Upload/Edital%20-%20PMQ%20-%20N%C3%ADvel%20Superior(1).pdf >. Acesso em out. 2017.

QUEIMADOS. Lei n° 1019/10 de 30 de dezembro de 2010. Cria cargos de provimento por concurso público na estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Educação – SEMED e dá outras providências. Disponível em: http://www.queimados.rj.gov.br/leis.asp . Acesso em março/ 2018.

QUEIMADOS. Lei n° 1052 de 01 de setembro de 2011. Dispõe sobre as atribuições dos cargos efetivos mencionados na lei n° 299/ 98 de 31 de março de 1998 e na lei n° 1019 de 30 de dezembro de 2010 e dá outras providências. Disponível em: < http://www.queimados.rj.gov.br/leis.asp>. Acesso em set./ 2018.

RANGEL, M. Supervisão: do sonho à ação – uma prática em transformação. In: FERREIRA,N. S. C. (org.) Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 69-96.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE QUEIMADOS. Deliberação n° 15/15.Regimento interno das unidades escolares do sistema municipal de ensino de Queimados/ RJ. Disponível em: http://semad.queimados.rj.gov.br/ . Acesso em: set./ 18.

SOUZA, Â. R. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista. v. 25, n.03, p. 123-140, 2009.

SOUZA, A. R. A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola. Revista Brasileira de Educação. v. 17, n. 49, 159-174, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

TODOS PELA EDUCACAO. Pesquisa Profissão Professor. 2018 Disponível em:https://www.todospelaeducacao.org.br/pag/iniciativa-profissao-professor. Acesso em:out. 2018.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

BITTENCOUR, B., & DO AMARAL, D. P. . (2020). A PRÁTICA DOS ORIENTADORES PEDAGÓGICOS EM QUEIMADOS (RJ) NA PERSPECTIVA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (44), 159-185. https://doi.org/10.26694/les.v0i44.10159

Edição

Seção

Artigos