POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUCESSO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4677

Palavras-chave:

Políticas de Educação Especial, sucesso escolar, trajetórias, deficiência visual

Resumo

Este artigo adota a metodologia de pesquisa bibliográfica e apresenta uma revisão de literatura dos trabalhos que abordam as pesquisas em políticas de Educação Especial e o sucesso escolar de pessoas com deficiência visual, no período de 2015 até 2022. O objetivo é identificar a produção acadêmica nacional sobre políticas de Educação Especial no Brasil e trajetórias de sucesso escolar de pessoas com deficiência, especialmente visual. Os trabalhos examinados revelam que as pesquisas sobre: a) Políticas de Educação Especial focam em avaliação de políticas inclusivas, formação de professores, financiamento público e privado, aluno Público-Alvo da Educação Especial, políticas públicas, percepções dos envolvidos e história/legislação; b) Sucesso escolar aborda trajetórias escolares, apoio institucional/professor, motivação pessoal, família, políticas educacionais, grupos de referência e saúde; c) Trajetórias e deficiência visual exploram trajetórias escolares, apoio/professores, trabalho e inclusão, papel da família, políticas públicas, saúde e formação de professores. Conclui-se que a pesquisa bibliográfica não apenas revisita tópicos estudados, mas busca enriquecer a compreensão científica das políticas de Educação Especial e trajetórias escolares de deficientes visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rummening Marinho dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Educação e Membro do Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisa sobre Formação Docente (NEPESF), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Metodologia de Ensino em Educação Física pela Faculdade do vale do Jaguaribe (FVJ). Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor de Educação Física na Rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte e professor de Orientação e Mobilidade para pessoas Cegas ou Baixa Visão no Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV).

Janine Marta Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Orientadora, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Titular na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora da linha de pesquisa diversidade, deficiências e distúrbios de aprendizagem do Núcleo de Estudos Projetos e Pesquisas sobre Formação Docente (NEPESF). João Pessoa, Paraíba, Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9457-9070. E-mail: janinecoelho68@gmail.com

Referências

ALENCAR, Lídia Costa de. A política de educação especial/ inclusiva nas escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal na perspectiva dos estudantes com deficiência visual. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37490. Acesso em: 12 de set. de 2022.

BATISTA, Nilcione Maciel Lacerda. Trajetórias de sucesso escolar dos jovens oriundos de escolas públicas no ensino superior. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8485. Acesso em: 9 de set. de 2022.

BORGES, Elisabete Ferreira; FERREIRA, Eurípedes Ronaldo Ananias; ESTEVAM, Humberto Marcondes. Programa institucional de bolsas de iniciação à docência nos institutos federais: uma política pública visando mais sucesso escolar nas licenciaturas. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 1, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1721. Acesso em 27 de ago.de 2022.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 6 jul. 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 27 set. 2022.

BRINER, Rob B.; DENYER, David. Systematic review and evidence synthesis as a practice and scholarship tool. In: ROUSSEAU, D. M. (Ed.). Handbook of evidence-based management: companies, classrooms, and research. New York: Oxford University Press, 2012. p. 328-374. Disponível em: https://www.cebma.org/wp-content/uploads/Briner-Denyer-Systematic-Review-Evidence-Synthesis.pdf. Acesso em: 30 de ago. de 2022.

CARVALHO, Merislandia Paulo da Silva; ANJOS, Christiano Felix dos. Deficiência visual: política de educação especial em ação pelo olhar do professor. Comunicações (Piracicaba), vol. 27, p.135, 2020. DOI: 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p135-151. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4447/2406. Acesso em: 28 ago. 2022.

CASSOLI, Raquel Alves. O significado e o sentido de sucesso e/ou fracasso em relação à dinâmica da inclusão/exclusão escolar: um estudo sobre o desempenho escolar com professores e alunos. 2017. 213 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20571. Acesso em: 10 de set. de 2022.

CASTRO, Vanessa Gomes de; TAVARES JÚNIOR, Fernando. Jovens em Contextos Sociais Desfavoráveis e Sucesso Escolar no Ensino Médio. Educação & Realidade, 2016, Vol.41 (1), p.239-258. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623656080. Acesso em 27 de ago.de 2022.

CERRÃO, Natalia Gallo; CASTRO, Fabiano Ferreira de; JESUS, Ananda Fernanda de. O método de Revisão Sistemática da Literatura (RS) na área da Ciência da Informação no Brasil: análise de dados de pesquisa. Informação & Tecnologia, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 105–116, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2358-3908.2018v5n1.38083. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/38083. Acesso em: 30 de ago. de 2022.

CHIOTE, Fernanda de Araújo Binatti. A escolarização do aluno com autismo no ensino médio no contexto das políticas de educação especial no Estado do Espírito Santo. 2017. 248 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação, Vitória, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6851. Acesso em: 14 de set. de 2022.

COURA, Charles Abrantes. A importância do território na produção do sucesso escolar. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: < https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19647> Acesso em: 9 de set. de 2022.

COUTINHO, Patrícia da Rocha. As experiências de escolarização de estudantes cegos no ensino regular em tempos de integração e de inclusão. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23549. Acesso em: 30 de ago. de 2022.

FARIAS, Adenize Queiroz de. Trajetórias educacionais de mulheres: uma leitura interseccional da deficiência. 2017. 136 f. Tese (doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9920. Acesso em: 8 de set. de 2022.

FRIAS, Eduardo Ribeiro. Sucesso escolar de negros em Território Negro da cidade de São Paulo. 2020. 311 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-28052020-171658/pt-br.php. DOI: https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-28052020-171658. Acesso em: 10 de set. de 2022.

GERMANO, Jéssica. Trajetória de alunos com deficiência intelectual do município de Londrina como expressão das políticas de educação especial (2007-2015). 2018. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Londrina, 2018. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000224967. Acesso em: 12 de setembro de 2022.

GONÇALVES, Fernando Gonçalves de. Sucesso no campo escolar de estudantes oriundos de classes populares: estrutura e trajetórias. 2015. 169 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/116492>. Acesso em: 9 de set. de 2022.

GUIMARÃES, Maria Cecília Alvim; BORGES, Adriana Araújo Pereira; VAN PETTEN, Adriana M. Valladão Novais. Trajetórias de Alunos com Deficiência e as Políticas de Educação Inclusiva: da Educação Básica ao Ensino Superior. Revista brasileira de educação especial, Vol.27, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/WFpCcPQN95YxfqRjPW49sVz/?lang=pt. Acesso em: 27 ago. 2022.

JÚNIOR, Idney Silva; OLIVEIRA, Ana Claudia Delfini Capistrano de. Igualdade de Oportunidades no Ensino Superior Brasileiro: Ações Afirmativas e Indicadores de Avaliação de Políticas como Mediadores do Sucesso Escolar. Pensamento Educacional (Curitiba. Online), 2019, Vol. 14 (36), p.186-201. Disponível em: http://oalib.perpustakaan.upi.edu/Record/doaj_063b42224e824952a3f402f36a8ce984/Description#tabnav. Acesso em: 27 ago. 2022.

KUHNEN, Roseli Terezinha. A concepção de deficiência na política de educação especial brasileira (1973-2014). 2016, 367 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167859. Acesso em: 13 de set. de 2022.

LABATUT, Angela Mari. Nas linhas da cegueira: um estudo antropológico sobre trajetórias de pessoas cegas. 2017, 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Maringá, 2017. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3154. Acesso em: 30 de ago. de 2022.

MACEDO, Rodolfo Alves de; SILVA, Ani Martins da. Sucesso escolar, globalização e estratégias de subversão nas classes populares. Trama Interdisciplinar, 2018, Vol.9 (2). Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/11523/7759. Acesso em 27 de ago.de 2022.

MACHADO, Laeda Bezerra; DE SOUZA SILBA, Williany Fênix. Sucesso escolar: representações sociais de universitários de baixa renda vinculados a cursos de alta seletividade. Perspectiva (Florianópolis, Brazil), 2019, Vol.37 (2), p.619-635. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e50046. Acesso em 27 de ago.de 2022.

MARTINS, Lisiê Marlene da Silveira Melo; SILVA, Luzia Guacira dos Santos. Trajetória acadêmica de uma estudante com deficiência visual no ensino superior. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 54, n. 41, p. 251–274, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10165. Acesso em: 28 ago. 2022.

MARTINS, Nádia Regina Barcelos. Quando dois mais dois são mais que quatro: sucesso de alunos de escola de periferia hoje acadêmicos da Licenciatura em Matemática da UFPEL. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. Disponível em: <http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3628>. Acesso em: 10 de set. de 2022.

MELO, Patricia Bandeira de; ARAÚJO, Nathielly Darcy Ribeiro. Da periferia à universidade: sucesso escolar e qualidade de vida de jovens de classe popular. Política e trabalho, 2019 (50), p.58-82. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/43600. Acesso em 27 de ago. de 2022.

NASCIMENTO, Élida Galvão do. Educação especial e instituição educacional especializada: história e políticas públicas. 2018. 144 f. Dissertação Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018. Disponível em: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1129. Acesso em: 12 de set. de 2022.

NASCIMENTO, Matheus Monteiro; CAVALCANTI, Cláudio; OSTERMANN, Fernanda. Sucesso escolar em contextos populares: uma análise a partir do Enem. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n. 76, p. 134–163, 2021. DOI: 10.18222/eae.v31i76.6719. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/6719. Acesso em: 27 ago. 2022.

NETO, Jorge Morgan de Aguiar. Trajetórias de sucesso escolar entre estudantes da escola pública na universidade: um problema sensível? Barbaroi, 2019, p.94-111. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi. Acesso em 27 de ago.de 2022.

OLIVEIRA, Claudeson Vilela de. Práticas pedagógicas e serviços de apoio na educação superior: promovendo a permanência do aluno cego. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. Disponível em: < https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40566/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Cicera%20Mirelle%20Flor%C3%AAncio%20da%20Silva%20Domingos.pdf>. Acesso em: 30 de ago. de 2022.

OLIVEIRA, Gracy Kelly Andrade Pignata. Inclusão na Educação Superior: novas tessituras para o campo da docência universitária. 2021. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34788. Acesso em: 8 de setembro de 2022.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

PERES, Amanda Grasiela da Luz. Sentidos e significados do trabalho para servidores públicos com deficiência: um olhar a partir de trajetórias de vida e trabalho. 2016, 182 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Administração, Programa de Pós-Graduação em administração, Porto Alegre, BR-RS, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/143312. Acesso em: 30 de ago. de 2022.

SHIMITE, Amabriane da Silva Oliveira. Inclusão e educação tecnológica em foco: percepções de uma aluna com deficiência visual, de seus professores e de seus colegas. 2017, 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150116. Acesso em: 30 de ago. de 2022.

SILVA, Jarbas Marcelino Costa da. Educação inclusiva: um estudo autobiográfico sobre o processo de escolarização de um estudante com deficiência visual. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8490 Acesso em: 30 de ago. de 2022.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

Marinho dos Santos, R., & Marta Coelho Rodrigues, J. (2024). POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUCESSO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: REVISÃO DE LITERATURA. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–27. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4677

Artigos Semelhantes

<< < 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.