POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS E AVALIAÇÃO EXTERNA: EXPERIÊNCIAS DO SAERS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO GRANDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4671

Palavras-chave:

políticas educacionais, Neoliberalismo, avaliação em larga escala, SAERS

Resumo

A presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo investigar os reflexos da aplicação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) em seis escolas públicas do município de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, contou com suporte metodológico da Análise Temática Reflexiva (ATR) orientada pelos estudos de Marques e Graeff (2022) e Souza (2019). Os dados foram produzidos entre os meses de dezembro de 2022 a março de 2023, através de questionários compostos por seis perguntas, que foram respondidas por escrito por 12 professoras de 2º e 5º ano do Ensino Fundamental. Realizou-se, também, uma análise documental do Decreto nº 56.679 que instituiu o SAERS. O referencial teórico baseou-se, principalmente, em Afonso (2013), Harvey (2014) e Laval (2004) que auxiliaram na análise do contexto neoliberal das atuais políticas públicas de avaliação. Como resultado mais evidente foi possível perceber impactos da prova para discentes e docentes, seja porque interferiram na prática docente ou porque abalaram psicologicamente os discentes envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda de Abreu Vicente, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). É Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Seus interesses de pesquisa incluem: Políticas públicas educacionais com ênfase em Gestão educacional, História e Filosofia da educação. É líder do grupo de pesquisa GEHPolíticas. E-mail: magdabreufurg@gmail.com

Juliana Silveira Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Seus interesses de pesquisa incluem: políticas públicas educacionais, formação de professores e práticas educativas. E-mail: juliana.oliveira@furg.br.

Referências

AFONSO, A. J. Mudanças no Estado-Avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, n. 53, p. 267-284, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/bBY4jtTrbmqnxmRcJrQkpqj/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 25 jun. 2023.

AMARO, I. Avaliar ou examinar a escola? Performatividade, regulação, intensificação do trabalho docente. Impulso, Piracicaba, SP, n. 61, p. 109-127, 2014. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/view/2120/1413>. Acesso em: 25 jun. 2023.

AU W.; APPLE, M. W. Repensando a reprodução: o neomarxismo na teoria da educação crítica. In: AU W.; APPLE, M. W; GANDIN, L. A. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011. P. 99-112.

BALL, S. J. Performatividade, privatização e Pós-Estado do Bem-Estar. Educ. Soc., Campinas, SP, n. 89, p. 1105-1126, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/3DXRWXsr9XZ4yGyLh4fcVqt/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 25 jun. 2023.

BALL, S. J. Educação global S.A.: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2020.

COSTA, Á. Entre a dilapidação moral e a missão redentorista: o processo de alienação no trabalho dos professores do ensino básico brasileiro. In: COSTA, Á.; FERNANDES NETO, E.; SOUZA, G. A proletarização do professor: neoliberalismo na educação. São Paulo: Editora Instituto José Luís e Rosa Sundermann, 2009. pp.59-100.

DRABACH, N. P.; SOUZA, Â. R. de. Leituras sobre gestão democrática e “gerencialismo” na/da Educação no Brasil. Revista Pedagógica, Chapecó, SC, n. 33, p. 221-248, 2014. Disponível em: <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2851>. Acesso em: 25 jun. 2023.

FERREIRA, C. F.; IVO, A. A.; HYPOLITO, Á. M. O PNAIC e as avaliações em larga escala: estudo sobre as repercussões no trabalho docente. Revista Teias, Rio de Janeiro, RJ, n. 69, p. 411-426, 2022. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/57637/42239>. Acesso em: 25 jun. 2023.

HARVEY, D. O neoliberalismo: história e implicações. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2014.

HYPOLITO, Á. M. Reorganização Gerencialista da escola e trabalho docente. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, SP, n. 38, p. 59-78, 2011. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5265/4147>. Acesso em: 25 jun. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estimativas da população residente no Brasil e Unidades da Federação com data de referência em 1º de julho de 2021. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: <https://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2021/estimativa_dou_2021.pdf>. Acesso em: 22 mai. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2021. Brasília: Inep, 2022. Disponível em:<https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados>. Acesso em: 02 mar. 2023.

IVO, A. A.; HYPOLITO, Á. M. Políticas gerenciais em educação: efeitos sobre o trabalho docente. Currículo sem fronteiras, n. 2, p. 365-379, 2015. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss2articles/ivo-hypolito.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2023.

IVO, A. A.; HYPOLITO, Á. M. Sistemas de avaliação em larga escala e repercussões em diferentes contextos escolares: limites da padronização gerencialista. RBPAE, Brasília, DF, n. 3, p. 791-809, 2017. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79308/46244>. Acesso em: 25 jun. 2023.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: O neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

MARQUES, R. F. R.; GRAEFF, B. Análise Temática Reflexiva: interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte. Motricidades: Rev. SPQMH, São Carlos, SP, n.2, p. 115-130, 2022. Disponível em: <https://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130/391>. Acesso em: 25 jun. 2023.

MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, S. F.; GOMES, R.; MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2012.

NEAVE, G. On the cultivation of quality, efficiency and enterprise: an overview of recent trends in higher education in Western Europe, 1986-1988. European Journal of Education, n. 1-2, p. 7-23, 1988. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ376439>. Acesso em: 25 jun. 2023.

PORTO ALEGRE. Decreto nº 56.679, de 5 de outubro de 2022. Institui o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul - SAERS. Porto Alegre, Diário Oficial - Estado do Rio Grande do Sul, 2022. Disponível em: <https://www.diariooficial.rs.gov.br/materia?id=778501>. Acesso em: 09 de jan. 2022.

RAVITH, D. Vida e morte o grande sistema escolar americano: Como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SANTOMÉ, J. T. A educação em tempos de neoliberalismo. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SILVA, S. G. da; HYPOLITO, Á. M. Políticas curriculares para a formação docente e a fabricação da docência gerencialista. Textura, Canoas, RS, n. 59, p. 78-101, 2022. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/366485655_POLITICAS_CURRICULARES_PARA_A_FORMACAO_DOCENTE_E_A_FABRICACAO_DA_DOCENCIA_GERENCIALISTA_Curricular_policies_for_teacher_education_and_the_fabrication_of_managerial_teaching>. Acesso em: 25 jun. 2023.

SHIROMA, E. O.; SCHENEIDER, M. C. Professores em exame: Reflexões sobre política de avaliação docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR, n.1, p. 31-44, 2011. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1904/1997>. Acesso em: 25 jun. 2023.

SOUZA, L. K. de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a análise temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, RJ, n.2, p. 51-67, 2019. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v71n2/05.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2023.

SUDBRACK, E. M.; COCCO, E. M. Avaliação em Larga Escala no Brasil: Potencial indutor de qualidade? Roteiro, Joaçaba, SC, n. 2, p. 347-370, 2014. Disponível em: <https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4231/pdf_44>. Acesso em: 25 jun. 2023.

VICENTE, M. de A.; LIMA, I. G. de; PORTO, M. V. Trabalho docente e desafios na atualidade: entrevista com Álvaro Moreira Hypolito. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 28, n. 55, p. 183-201, maio/ago. 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

de Abreu Vicente, M., & Silveira Oliveira, J. (2023). POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS E AVALIAÇÃO EXTERNA: EXPERIÊNCIAS DO SAERS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO GRANDE. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–24. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4671

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.