ENSINAR E APRENDER EM UMA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: REPENSANDO ALGUNS PRINCÍPIOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PIAGETIANOS
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4646Palavras-chave:
Princípios didáticos, Princípios pedagógicos, Formação continuada de professores, Sociedade do conhecimento, EducaçãoResumo
O presente artigo objetiva discutir alguns princípios didáticos e pedagógicos piagetianos, como: Construção, Adaptação e Equilibração e que, norteiam a ação educativa, tendo como contexto maior a sociedade do conhecimento. Justifica-se essa escolha, pois intencionamos auxiliar os educadores e os aprendizes em seus processos de ensino e de aprendizagem ativos, além de ajudá-los a entender melhor o seu método de ensino e de aprendizagem. Metodologicamente, optamos em, nos orientarmos pela revisão de literatura e no estudo de alguns documentos da área. Entre os principais resultados, apresentamos um conjunto de princípios didáticos e pedagógicos e suas categorias para ajudar os professores a se apropriarem de um método ativo de ensinar e de aprender, como o método construtivista e com o papel ativo dos aprendizes neste processo. Desse modo, foi possível discutir à temática, do uso de alguns princípios e categorias piagetianos, para se formar alunos/professores no ensino e na aprendizagem a distância, e vinculando a um referencial teórico potente a fim de explicitar os objetivos e a discussão das categorias de: interação, assimilação e acomodação, problematizando-as em uma sociedade do conhecimento.
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