AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES

Autores

  • JAILTON JÁDER NÓBREGA Universidade Federal de Pernambuco
  • LÍVIA SUASSUNA Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Ensino de gramática, Análise linguística, Prática pedagógica

Resumo

O objetivo desta pesquisa, do tipo qualitativo-indiciária, foi analisar como se efetiva o ensino de gramática/análise linguística em duas escolas de perfis diferentes: uma pública da rede estadual de Pernambuco (ensino médio) e o Colégio de Aplicação da UFPE (ensino fundamental). Os resultados da análise evidenciaram, por um lado, uma prática tradicional de ensino de gramática normativa e, por outro, um ensino voltado para o letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JAILTON JÁDER NÓBREGA, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Pernambuco, foi pesquisadorbolsista, durante três anos, na área de Educação e Linguagem, do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua como professor de Língua Francesa no Núcleo de Línguas e Culturas (NLC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

LÍVIA SUASSUNA, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de PósGraduação em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)  Departamento de Método e Técnicas de Ensino – Centro de Educação. 

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1997. [1ª. ed. 1929].

CARDOSO, S. H. B. Discurso e ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

GERALDI, J. W. Ensino de gramática x reflexão sobre a língua. In: ______. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1996.

LOUZADA, M. S. O. O ensino da norma na escola. In: MURRIE, Z. F. (Org.). O ensino de português do primeiro grau à universidade. São Paulo: Contexto, 1994.

MARCUSCHI, E.; VIANA, M. Dimensão social da língua portuguesa e avaliação de rede. In: MARCUSCHI, E.; SOARES, E. (Orgs). Avaliação educacional e currículo: inclusão e pluralidade. Recife: Editora da UFPE, 1997.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MENDONÇA, M. R. S. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006a.

MENDONÇA, M. R. S. Análise linguística: por que e como avaliar. In: MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L. (Orgs.). Avaliação em Língua Portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica / CEEL / MEC, 2006b.

NEVES, M. H. de M. Subsídios teórico-metodológicos para o tratamento escolar da gramática. In: TOLDO, C. (Org.). Questões de linguística. Paço Fundo: UPF, 2003.

NÓBREGA, M. J. Perspectivas para o trabalho com a análise linguística na escola. In: AZEREDO, José Carlos de. (Org.). Língua Portuguesa em debate: conhecimento e ensino. Petrópolis: Vozes, 2000.

PISCIOTTA, H. Análise linguística: do uso para a reflexão. In: BRITO, E. V. (Org.). PCNs de Língua Portuguesa: a prática em sala de aula. São Paulo: Arte e Ciência, 2001.

POSSENTI, S. Observações sobre gramática e texto. In: TOLDO, C. (Org.). Questões de linguística. Paço Fundo: Ed. UPF, 2003, p. 116.

SUASSUNA, L. Didática da língua portuguesa: a questão do método, do objeto e do objetivo. In: ______. Ensaios de pedagogia de língua portuguesa. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2006.

Downloads

Publicado

2014-10-28

Como Citar

NÓBREGA, J. J. ., & SUASSUNA, L. . (2014). AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 191-209. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1308

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.