A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ, DA DÉCADA DE 1970 A 2009: INSTALAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO

Autores

  • MARIA RAIMUNDA SANTOS DA COSTA Professora da Ufopa, Dra. em Educação em Políticas Públicas
  • ROSANA RAMOS DE SOUZA Professora da Ufopa, Doutoranda em Educação

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7720

Palavras-chave:

Educação Superior, Curso de Pedagogia, Expansão, Interiorização, Formação

Resumo

O objetivo do estudo foi contribuir na reconstrução da trajetória de instalação e consolidação do Curso de Pedagogia da UFPA, em Santarém, formando pedagogos, na região Oeste do Estado do Pará. O estudo envolveu análise de dados coletados durante as pesquisas realizadas para elaborar a Dissertação de Mestrado (2006) e a Tese de Doutorado (2014). A metodologia teve caráter exploratório-qualitativo e foi utilizado como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica e documental. A análise documental envolveu fontes como: PPC do Curso; Relatórios Anuais do Curso, Relatórios Finais do Campus e Relatórios da Biblioteca do Campus. Os resultados mostram que ao longo da sua trajetória no Campus da UFPA, em Santarém, o Curso de Pedagogia apresentou toda a contradição presente na base das determinações do Estado Brasileiro, pertinente à instalação das políticas de expansão da educação superior para o interior do país.

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Referências

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

SANTOS DA COSTA, M. R. ., & RAMOS DE SOUZA, R. . (2021). A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ, DA DÉCADA DE 1970 A 2009: INSTALAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, 46–76. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7720

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