HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS CULTURAIS DA INFÂNCIA NA OBRA DE GILBERTO FREYRE

Autores

  • LAURA MARIA SILVA ARAÚJO ALVES Universidade Católica de São Paulo
  • JACQUELINE TATIANA DA SILVA GUIMARÃES Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8709

Palavras-chave:

Infância, Práticas, Culturas, Educação

Resumo

Este artigo surgiu da leitura detalhada das obras de Gilberto Freyre Casa-Grande & Senzala e Vida Social no Brasil nos Meados do Século XIX, na qual percebemos que a criança se apresentava como protagonista da narrativa. Falar sobre a infância parecia ser um grande desejo de Gilberto Freyre. Em 1921, ele confidenciou em seu diário que desejaria escrever sobre a infância brasileira. Embora não tenha materializado esse desejo, nos anos 20 do século passado, Gilberto Freyre timidamente escreveu quatro artigos para o Diário de Pernambuco falando das crianças, seus livros e brinquedos. Da leitura das duas obras destacamos cinco categorias de análise: (1) mortalidade e abandono de crianças; (2) práticas culturais e os cuidados com a criança; (3) superstições na proteção da criança; (4) rituais nos funerais e sepultamentos de crianças; (5) castigos corporais e disciplinamento da criança. Para resgatar a infância no Brasil, Freyre buscou dados em vários documentos. Os discursos narrativos sobre a infância foram construídos a partir de relatos de viajantes, narrativas de romances e contos, poemas, narrativas de historiadores, anúncios de Jornais, teses de medicina, pareceres médicos, congressos médicos etc. A narrativa de Gilberto Freyre é repleto de uma polifonia discursiva que retratam a infância do Império a República. Nas duas obras verificamos que a cultura indígena, portuguesa e negra impregnou pensamentos, comportamentos e hábitos que até hoje estão nas práticas culturas e educacionais de nossas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LAURA MARIA SILVA ARAÚJO ALVES, Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade Federal do Pará. 

JACQUELINE TATIANA DA SILVA GUIMARÃES, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.

Referências

FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. 45. ed. Rio de Janeiro. Record, 2001.

______. Vida Social no Brasil nos Meados do Século XIX. 4. ed. São Paulo: Global,2008.

CASCUDO, Luiz da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. São Paulo: Global, 2000.

EWBANK, Thomas. A vida no Brasil. Tradução Jamil Almansur Haddad. Belo Horizonte: Itatiaia: São Paulo, 1976.

GONDRA, José Gonçalves. Medicina, higiene e educação escolar. In: LOPES, Elane Marta; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica 2003

LUCCOCK, John. Notas sobre o Rio de Janeiro e partes meridionais do Brasil tomadas durante uma estada de dez anos nesse país de 1800 a 1818. Tradução Milton da Silva Rodrigues. São Paulo: Martins, 1942.

NASCIMENTO, Alcileide Cabral. A Sorte dos Enjeitados: o combate ao infanticídio e a institucionalização da Assistência às Crianças Abandonadas no Recife (1789-832).SãoPaulo: Annablume/FINEP, 2008.

PINHEIRO, W da C. A infância nas páginas de jornal: discursos (re) produzidos pela imprensa paraense na primeira década do século XX. 2013. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém do Pará, 2013.

PRIORE, Mary Del. História das Crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

SILVA ARAÚJO ALVES, L. M. ., & DA SILVA GUIMARÃES, J. T. . (2014). HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS CULTURAIS DA INFÂNCIA NA OBRA DE GILBERTO FREYRE. Linguagens, Educação E Sociedade, (30), 21-39. https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8709

Edição

Seção

Artigos